CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O que é preciso saber sobre licitação?

O que é preciso saber sobre licitação?

licitacao 1

Vendas significativamente grandes, faturamento garantido, metas batidas, dinheiro em caixa, novas possibilidades. Qual empresário nunca pensou em vender para o governo?  As compras governamentais podem significar um novo alvo a ser batido pelos pequenos negócios.  Na empresa pública, ou que lida com recursos públicos (dinheiro de impostos), as compras e as contratações de bens e serviços são realizadas através de licitação, com suas várias modalidades e tipos.

O procedimento licitatório caracteriza-se como um ato administrativo formal. (art.4º § único – 8666/93). Cabe ressaltar que todos os atos da licitação obedecerão a critérios predeterminados, de conformidade com definições contidas nas Leis que as regem.

As modalidades de licitação são: convite; tomada de preços; concorrência; concurso; leilão e pregão. Constituem tipos de licitação, exceto na modalidade concurso: menor preço; melhor técnica; técnica e preço; maior lance ou oferta. Conheça com detalhes cada uma das modalidades na Cartilha: Como participar de licitação pública? (clique sobre o nome).

Em termos práticos, o que você precisa para participar de uma licitação?

  • Preparar a sua empresa para as exigências da entidade quanto à documentação / qualificação técnica / produtos e serviços. Conheça mais em: http://sebraemercados.com.br/?p=21582.
  • Obter o Certificado de Registro Cadastral (CRC) da entidade com a qual pretende negociar.
  • Iniciar as negociações experimentais olhando as informações sobre a entidade.
  • Adquirir o edital de licitação (ler e entender o edital, na dúvida procurar as explicações diretamente com a Comissão Permanente de Licitação (CPL) ou unidade responsável pelas licitações). Sempre consta do edital a referência sobre dúvidas caso existam.
  • Verificar no edital se existe algum impedimento à sua participação no processo de licitação, quanto a documentos solicitados, certificações de produtos / serviços, etc.
  • Obter através os documentos e certidões solicitados pelo edital.
  • Preparar a proposta financeira / preços, observando todas as declarações que o edital exige e observações.

Importante!!! Verificar pelo conceito da entidade escolhida que tipo de risco você quer assumir.

Como funciona o Licitações-e?

O Licitações-e é um sistema informatizado desenvolvido pelo Banco do Brasil, que possibilita a realização de licitações, por intermédio da Internet, de bens e serviços junto a fornecedores previamente cadastrados. Poderá ser acessado pelos endereços eletrônicos www.licitacoes-e.com.br ou por intermédio do portal www.bb.com.br. Para utilização do sistema Licitações-e será necessário o prévio cadastramento do usuário em agência do Banco do Brasil. No processo de cadastramento, o usuário:

  1. fornecerá os dados necessários para o preenchimento do cadastro;
  2. firmará termo de adesão a este regulamento; e;
  3. poderá nomear representante(s), o (s) qual (is) será (ão) reconhecido (s) como legítimo (s) para realizar (em) negócios em seu nome e sob sua responsabilidade, devendo também ser (em) cadastrado(s).

Para que você que está interessado em vender para o governo, leia também sobre o Comprasnet e SICAF (clique sobre os nomes).

Veja mais informações na apresentação: “Licitações – Fomenta 2013” na página do Fomenta, evento do SEBRAE que divulga oportunidades em compras públicas: http://www.fomentanacionalsebrae.com.br/downloads.

Acompanhe novidades sobre compras institucionais, acessando: http://sebraemercados.com.br/?author=25.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosDeixa eu ver qual é