Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

O que é Overturismo?

O que é Overturismo?

Que o turismo é importante para a atividade econômica de uma região todos sabem, é até difícil enumerar as vantagens que essa atividade proporciona. Porém na esteira de oportunidades que essa atividade trás, surgem problemas a serem solucionados como o Overturismo, que podemos definir como um destino popular constantemente cheio de turistas, tornando a vida local insustentável.

Essa situação gera tensões em destinos afetados pelo overtourism levando a necessidade de mudar o pensamento dos viajantes, intensificar a formulação de políticas e atenção acadêmica em busca de maneiras mais sustentáveis de viajar. Alguns casos se tornaram evidentes nos últimos anos, com a população e governos desses locais agindo contra os turistas. Foi o que aconteceu especialmente na Europa: Veneza, Barcelona e Amsterdã são cidades bastante movimentadas pelo turismo onde moradores se mostraram contra a atividade. Houve passeatas nas ruas, grafites que diziam “Turista, volte para casa” e, em alguns casos, as autoridades locais responderam aumentando as taxas, recusando-se a emitir licenças para negócios mais voltados para o turismo nos centros das cidades e até fechando ilhas inteiras aos visitantes.

Segundo a ONU, o número global de turistas dobrou em quinze anos: chegou a 1,3 bilhão por ano e pode passar de 2 bilhões em 2030 esses números são muito expressivos e preocupantes para as localidades que recebem esses viajantes, mas é justo desencorajar a presença de viajantes? A resposta é incerta e o debate está apenas começando.

https://veja.abril.com.br/comportamento/contra-excesso-de-turistas-veneza-vai-passar-a-cobrar-taxa-de-visitantes/

Comunidades do Sebrae no Telegram

Fique bem informado! Siga nossos canais no Telegram. São 12 opções para você escolher!

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosEmpreendedorismo/comunidades-do-sebrae-no-telegram-reunem-empresarios,2462950ee41ae710VgnVCM100000d701210aRCRD

You must login to add a comment.

Posts relacionados