Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

O que é o Open Banking e como funciona o sistema?

O que é o Open Banking e como funciona o sistema?

O Banco Central iniciou uma modernização do sistema financeiro para beneficiar os clientes, e “o que é Open Banking?” se tornou uma dúvida recorrente entre os brasileiros. Open Banking ou Open Finance trata-se de um sistema bancário aberto, que permite o compartilhamento de dados entre as instituições.

Assim, produtos e serviços bancários podem ser personalizados, atendendo melhor às necessidades de cada consumidor. Porém, o cliente precisa autorizar quais informações serão disponibilizadas e com qual instituição deseja compartilhá-las.

Esse consentimento deve ser expresso e de livre vontade. O cliente precisa, ainda, passar por um processo de autenticação e confirmação por meio de aplicativos das próprias instituições. Essa padronização é feita através de uma plataforma segura, onde as instituições financeiras têm acesso aos dados. A partir daí, podem oferecer as condições mais vantajosas para cada caso.

O Sistema Financeiro Aberto, outra nomenclatura para Open Banking, é uma revolução na forma de se relacionar com as instituições financeiras. A inovação traz agilidade e menos burocracia na contratação de serviços financeiros.

As vantagens do Open Banking

O Sistema Financeiro Aberto apresenta vários benefícios, tanto para o cliente quanto para a instituição financeira que pretende vender serviços. São eles:

  • transparência nas transações;
  • facilidade na concessão de crédito;
  • adoção de taxas de juros personalizadas conforme perfil de risco;
  • comparação entre produtos, como custo do seguro e rentabilidade da aplicação.

Na plataforma, os clientes conseguem consultar quais instituições financeiras compartilharam dados, o que foi disponibilizado e até quando a autorização é válida.

O Open Banking permite, ainda, a evolução constante do sistema financeiro. Conhecendo as necessidades específicas de seus clientes, as instituições podem planejar soluções mais eficazes para cada público.

Quais dados serão compartilhados no Open Banking?

A implementação do Open Banking está seguindo algumas fases e cada uma compreende o compartilhamento de uma categoria de dados. No início, são dados cadastrais e transacionais. Isso inclui endereço, renda, produtos contratados, além de limites, saldos em contas e operações de crédito. No final, também poderão ser consultadas operações de câmbio, seguro e previdência.

As instituições podem compartilhar informações do cliente ocorridas até um ano atrás. O cliente pode, a qualquer momento, pedir para cessar o compartilhamento de suas informações. A segurança pela guarda dos dados e correta disponibilização cabe exclusivamente à instituição financeira, que deve seguir a legislação vigente. Ela responde por qualquer irregularidade cometida.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) garante a utilização das informações apenas para finalidades autorizadas pelo cliente e pelo tempo definido por ele.

Carolina Glogovchan

Carolina Glogovchan

Sabe das coisas
Jornalista por formação e profissional atuante em conteúdos para link building, redação comercial, institucional, releases e matérias jornalísticas, além de revisão. Domínio de técnicas SEO para posicionamento de termos e curiosa sobre diferentes assuntos.

You must login to add a comment.

Posts relacionados