Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

O que é linguagem de programação

O que é linguagem de programação

Ao iniciar sua jornada como programador, você pode perguntar: “O que é exatamente uma linguagem de programação”? No artigo abaixo, vou responder esta pergunta.

Você também saberá mais sobre diferentes linguagens de programação e para que serve cada uma delas.

Se você é novo na programação, o primeiro conceito a entender é a definição sobre o que é programação:

De maneira simples, podemos dizer que a programação é um conjunto de instruções a um computador para executar.

As linguagens de programação são as ferramentas que usamos para escrever instruções para os computadores seguirem.

Os computadores pensam em cadeias binárias. As linguagens de programação nos permitem traduzir essas instruções em algo que possamos compreender, escrever e estender.

Podemos resumir que as linguagens de programação são uma ponte que nos permite traduzir nossos pensamentos em instruções para que os computadores entendam e possam executar.

Diferenças entre linguagens de programação de baixo nível e linguagens de alto nível

As linguagens de programação de baixo nível estão mais próximas do código da máquina. Estas são mais difíceis de ler para os humanos.

Assim, utilizar linguagens de programação de baixo nível é que elas são rápidas e oferecem um controle preciso sobre o funcionamento e lógica de uma máquina.

As linguagens de programação de alto nível estão mais próximas de como os seres humanos se comunicam. Desta forma, o nível de complexidade é menor do que as linguagens de baixo nível.

As linguagens de alto nível usam códigos que estão próximas às palavras em inglês que usamos em nossa vida cotidiana. Eles usam palavras como object, order by, classe, pedido, etc.

Estas linguagens de programação de baixo nível são mais fáceis de usar do que as linguagens de programação de alto nível, embora necessitem de mais tempo para traduzi-las em código de máquina para o computador.

Como a potência dos computadores aumentou, a diferença no tempo que leva para executar linguagens de programação de baixo nível e alto nível é muitas vezes de apenas milissegundos.

Como resultado, as linguagens de programação de alto nível são mais adequadas para a maioria das aplicações.

Linguagens de programação mais populares

Há muitas linguagens de programação que permitem fazer todo tipo de coisas, desde construir experiências de realidade virtual até criar videogames e muito mais.

Para ser um desenvolvedor de software , é necessário conhecer ao menos uma linguagem. Vejamos quais são as linguagens de programação mais utilizadas.

PHP

PHP é uma linguagem popular de scripting do lado do servidor. É uma boa escolha para construir aplicações web dinâmicas, bem como para conectar-se a bancos de dados e trabalhar com HTML.

Python

Python é uma linguagem de programação poderosa e de uso geral. Pode ser usada em uma variedade de campos, desde a ciência dos dados e aprendizagem de máquinas até o desenvolvimento da web, e é uma ótima primeira linguagem a ser aprendida.

Java

Outra linguagem que é ótima quando você começa é o Java. Ele pode ser usado para muitas coisas, incluindo aplicações móveis, desenvolvimento de software e desenvolvimento de grandes sistemas. A AP Computer Science é atualmente ensinada em Java.

JavaScript

O JavaScript é uma poderosa linguagem front-end e back-end que facilita aos desenvolvedores a construção de Aplicações Web, desenvolvimento de jogos e aplicações móveis.

Kotlin

Kotlin é uma linguagem de programação de código aberto projetada para o desenvolvimento móvel multiplataforma. É popular para desenvolvimento web, desenvolvimento Android, e muito mais.

C# / .Net Framework

C# é uma linguagem de programação muito versátil. É usada para uma grande variedade de aplicações, incluindo desenvolvimento de jogos, software empresarial, jogos de vídeo, aplicações móveis e muito mais.

C++

C++ é uma linguagem de programação muito poderosa e é utilizada em muitas indústrias, incluindo realidade virtual (VR), desenvolvimento de software e jogos, robótica e computação científica.

Swift

Swift é a linguagem de programação da Apple para o desenvolvimento de aplicações para iOS e macOS. Se você quer desenvolver aplicações para estas plataformas, você deve começar a aprender a Swift hoje mesmo!

Conclusão

Está indeciso sobre qual linguagem de programação a aprender primeiro? É normal se sentir inseguro sobre qual caminho seguir.

Primeiro, é necessário definir sua prioridade como desenvolvedor e que tipo de aplicações você irá desenvolver. A partir disso, escolha uma linguagem e estude-a.

Espero que você tenha gostado do artigo. Aproveite e compartilhe em suas redes sociais.

Rodrigo Macedo

Rodrigo Macedo

Empresário, Desenvolvedor de Software.Novo na comunidade
Rodrigo Macedo é empreendedor na área de tecnologia.

You must login to add a comment.

Posts relacionados