Aumentar o número de vendas. Esse sempre foi o objetivo dos gestores ao aplicarem estratégias de marketing digital em seus negócios.
Não importa o segmento, seja ofertando catalisador para tinta, alimentos, imóveis ou outro nicho de mercado, os números mais altos de vendas são o propósito. E na busca por isso, muitas marcas apostam em Inbound Sales, um conceito que modifica sua estrutura de vendas.
Neste texto, veremos o que é, como funciona e os benefícios dessa estratégia.
O que é Inbound Sales
Inbound Sales é um processo de vendas baseado no marketing digital. Essa tática utiliza tecnologia para agilizar a rotina e maximizar a inteligência da estratégia.
Através do Inbound, em conjunto com outras táticas digitais, ele utiliza como ponto de partida o interesse do potencial cliente em seu produto.
Imagine que uma loja de mesa de madeira rústica, insira Inbound para conseguir mais resultados. A diferença do modelo tradicional é que, ao invés da equipe de vendas dessa empresa correr atrás dos prospects, o Inbound qualifica estes leads.
Dessa forma, os vendedores podem trabalhar contatos de qualidade com mais chance de conversão.
Entendendo melhor o Inbound Sales
Alguns tópicos podem ajudar a dar uma ideia da dimensão da utilidade de se usar Inbound Sales.
- O cliente agora toma a decisão de compra durante a pesquisa sobre o produto
O hábito de comprar mudou. Vemos uma crescente evolução dos consumidores que realizam pesquisas em blogs, sites de busca, redes sociais. Esse consumidor representa mais de 60% da receita de sua empresa.
O Inbound Sales faz com que seu cliente tome a decisão da compra sem que precise interagir com um vendedor.
A análise dos dados é tão precisa que a postagem, texto ou qualquer outra forma de interação com seu público faz com que ele compre, por exemplo, a tinta térmica que está oferecendo.
- Sua equipe de Inbound precisa de mais facilitadores
Como vimos, as vendas são feitas, muitas vezes, no automático. Portanto, estimular uma postura mais colaborativa junto ao cliente é eficaz. Não treine vendedores e sim facilitadores. Mostre que sua equipe entende as dores de seus clientes.
Isso ajuda a criar o conteúdo ideal, já entendendo a persona de seu público alvo. Com isso, quem tem interesse na marca, já sabe que sua empresa pode solucionar tais dilemas, pois o Inbound fez o papel de mostrar suas qualificações na postagem.
- Vender soluções é mais importante que apenas vender
O foco do Inbound Sales não é focar em bater metas, mas entender seu cliente para que as vendas ocorram naturalmente. O foco da equipe deve ser sempre o Custumer Succes (sucesso do seu cliente).
- Métricas bem estruturadas definem o sucesso
Distribuir corretamente o número de leads entre os membros da equipe permite que o processo seja melhor estruturado.
Fazendo isso, o gestor pode intervir rapidamente, caso algum funcionário não esteja conseguindo progredir com seu atendimento.
O mercado atual dispõe de diversas ferramentas que vão ajudar a afinar processos e garantir que as estratégias gerem os melhores resultados.
Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.
Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais