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O que é Inbound Sales e como essa estratégia pode aumentar suas vendas

O que é Inbound Sales e como essa estratégia pode aumentar suas vendas

Aumentar o número de vendas. Esse sempre foi o objetivo dos gestores ao aplicarem estratégias de marketing digital em seus negócios.

Não importa o segmento, seja ofertando catalisador para tinta, alimentos, imóveis ou outro nicho de mercado, os números mais altos de vendas são o propósito. E na busca por isso, muitas marcas apostam em Inbound Sales, um conceito que modifica sua estrutura de vendas.

Neste texto, veremos o que é, como funciona e os benefícios dessa estratégia.

O que é Inbound Sales

Inbound Sales é um processo de vendas baseado no marketing digital. Essa tática utiliza tecnologia para agilizar a rotina e maximizar a inteligência da estratégia.

Através do Inbound, em conjunto com outras táticas digitais, ele utiliza como ponto de partida o interesse do potencial cliente em seu produto.

Imagine que uma loja de mesa de madeira rústica, insira Inbound para conseguir mais resultados. A diferença do modelo tradicional é que, ao invés da equipe de vendas dessa empresa correr atrás dos prospects, o Inbound qualifica estes leads.

Dessa forma, os vendedores podem trabalhar contatos de qualidade com mais chance de conversão.

Entendendo melhor o Inbound Sales

Alguns tópicos podem ajudar a dar uma ideia da dimensão da utilidade de se usar Inbound Sales.

  • O cliente agora toma a decisão de compra durante a pesquisa sobre o produto

O hábito de comprar mudou. Vemos uma crescente evolução dos consumidores que realizam pesquisas em blogs, sites de busca, redes sociais. Esse consumidor representa mais de 60% da receita de sua empresa.

O Inbound Sales faz com que seu cliente tome a decisão da compra sem que precise interagir com um vendedor.

A análise dos dados é tão precisa que a postagem, texto ou qualquer outra forma de interação com seu público faz com que ele compre, por exemplo, a tinta térmica que está oferecendo.

  • Sua equipe de Inbound precisa de mais facilitadores

Como vimos, as vendas são feitas, muitas vezes, no automático. Portanto, estimular uma postura mais colaborativa junto ao cliente é eficaz. Não treine vendedores e sim facilitadores. Mostre que sua equipe entende as dores de seus clientes.

Isso ajuda a criar o conteúdo ideal, já entendendo a persona de seu público alvo. Com isso, quem tem interesse na marca, já sabe que sua empresa pode solucionar tais dilemas, pois o Inbound fez o papel de mostrar suas qualificações na postagem.

  • Vender soluções é mais importante que apenas vender

O foco do Inbound Sales não é focar em bater metas, mas entender seu cliente para que as vendas ocorram naturalmente. O foco da equipe deve ser sempre o Custumer Succes (sucesso do seu cliente).

  • Métricas bem estruturadas definem o sucesso

Distribuir corretamente o número de leads entre os membros da equipe permite que o processo seja melhor estruturado.

Fazendo isso, o gestor pode intervir rapidamente, caso algum funcionário não esteja conseguindo progredir com seu atendimento.

O mercado atual dispõe de diversas ferramentas que vão ajudar a afinar processos e garantir que as estratégias gerem os melhores resultados.

Esperamos ter ajudado com essa postagem, caso tenha gostado, comente e compartilhe em suas redes sociais.

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais

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