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O que é Guest Post e como fazer?

O Guest Post é mais uma estratégia de marketing que tem ajudado a muitos negócios e profissionais a aumentarem a abrangência de seus trabalhos. Entenda lendo o artigo abaixo.

Quem possui um blog ou faz parte da equipe que cuida da manutenção de um, sabe o quanto é difícil manter uma periodicidade de conteúdos publicados, bem como manter o alcance e o engajamento de cada post. Uma boa estratégia nesse sentido é o Guest Post.

O que é Guest Post?

Guest Post são conteúdos trocados entre dois parceiros, de modo que cada blog publique um conteúdo produzido pelo outro. Por isso a denominação em inglês, “Guest Post” e que significa “Post Convidado”.

E quais as vantagens?

Além de o Guest Post completar os esforços de Inbound Marketing em torno da marca na rede, também atrai:

Nova audiência

Escrever para outros veículos  ou receber conteúdos de outros significa alcançar uma audiência nova, de pessoas que de repente nunca ouviram falar da empresa antes. Abrir espaço para parcerias do tipo aumenta a visibilidade do blog e atrai a atenção de novos públicos alvos.

Posicionamento

Com ampla visibilidade, torna-se mais fácil “entrar” na cabeça do público alvo e aproximar-se dele, para maiores engajamentos e conversões.

E como escrever um Guest Post como convidado?

Para que o texto garanta maiores e melhores resultados, algumas dicas são importantes:

Siga a linha editorial do blog

Muitos blogs seguem linhas diferentes de abordagem e escrita. É preciso atentar para:

TEMA: Observe as postagens anteriores a fim de seguir sempre uma mesma linha de assuntos. Não adianta escrever sobre temas que aquele público em específico não lê.

CONTEÚDO: Defina qual abordagem empregar no texto, conforme as postagens anteriores. Há abordagens mais formais e outras menos.

FORMATO DE TEXTO: Geralmente a internet não aceita textos longos e cansativos. Contudo, podem haver exceções.

Outros detalhes importantes são: verificar se os mesmos fazem uso de imagens e a quantidade destas que estão dispostas entre os parágrafos; verificar se o texto é dividido por parágrafos ou “blocos” de texto, se há subtítulos e quantos são empregues em média.

Texto bom NÃO é PROPAGANDA!

Para uma boa estratégia de marketing digital, qualquer texto que se produza, precisa ter informação de qualidade. Isso significa que não basta escrever artigos sobre o seu blog ou a sua marca, mas sobre o produto ou serviço que oferece, de forma a trazer informações relevantes que o leitor, provavelmente, ainda não tenha encontrado no conteúdo de empresas concorrentes.

Assim, para publicar gratuitamente como convidado é preciso gerar valor, escrever textos interessantes. E quanto mais qualidade na criação de conteúdo, novidade, atração e paixão o seu texto revelar nas entrelinhas, maiores as chances do leitor procurar conhecer mais sobre quem é o autor e o que mais ele pode oferecer.

Mas tenha em mente que textos como esse aqui que você está lendo agora são importantes para mostrar algumas coisas que você pode fazer sozinho para melhorar sua estratégia de marketing, mas também para alertar sobre outras possibilidades que existem no mercado e que, muitas vezes, requerem um profissional especializado.

Por exemplo, para deixar seus textos ainda mais impactantes, tanto para o leitor quanto para o Google, você pode procurar por uma consultoria SEO e, assim, otimizar seu site e seus conteúdos perante os motores de busca. Isso fará com que você apareça mais, receba mais cliques, e, consequentemente, tenha uma chance maior de aumentar suas vendas.

Para tanto, muitas vezes, é necessário que se você conte com o acompanhamento profissional de uma agência de marketing digital, por exemplo.

Por este motivo, as estratégias de guest post são muito amplas e complexas, cabendo, sempre que possível, uma análise minuciosa e profissional para máxima otimização.

E quanto à publicação de textos de outras empresas no meu blog?

Nem precisa dizer que também é favorável para qualquer empresa. A parceria por meio da troca de conteúdos é saudável para o negócio, visto que amplia a visibilidade dos dois lados. Ambos saem ganhando com a ampliação de público.

Isto aumenta as possibilidades de engajamento, conversão e, claro, faz com que as marcas cresçam oferecendo o que há de melhor para seus públicos.

Ainda não implementou? Então, experimente agora o Guest Post e veja os resultados.

 

Escrito por:

Juliano Franco Duarte
Especialista em marketing digital
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Sobre Juliano Franco DuarteNovo na comunidade

Gestor de projetos, programador, copywriter, especialista em SEO e marketing digital. Bacharel em Comunicação Social.

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