Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

O que é fibra ótica internet? – Confira história e componentes!

O que é fibra ótica internet? – Confira história e componentes!

O que é fibra ótica internet? A fibra ótica é uma tecnologia que permite transmitir grandes quantidades de dados em altíssima velocidade quando você se conecta à Internet. Nos anos setenta, o que hoje todos chamamos de fibra de internet, era usado para fins decorativos para produzir lâmpadas coloridas.

Por várias décadas, as fibras óticas se tornaram um importante componente do setor de telecomunicações. As redes telefônicas, a internet, as conexões submarinas intercontinentais são em fibra ótica e o mercado está em expansão.

As fibras óticas, aos poucos, estão substituindo os tradicionais cabos telefônicos de cobre e hoje constituem a infraestrutura pela qual trafegam mais de 80% das informações da Internet, imagens de televisão e conversas telefônicas em todo o mundo, presente até mesmo em sua casa, bastando ligar ao setor de Vendas Americanet. Leia conosco e descubra o que é fibra ótica internet, vamos lá!

 

História da fibra ótica

O ano de nascimento da primeira fibra ótica é 1956, quando foi patenteada para uso médico para a construção de um gastroscópio. Seu uso era limitado porque os dados que eram transmitidos dentro da fibra na forma de um pulso de luz só podiam percorrer distâncias curtas e depois se dissolver.

A virada veio alguns anos depois, na década de 1960, quando um pesquisador chamado Charles Kao, percebeu que a perda de sinal se devia à má pureza dos materiais utilizados. Em 1966 publicou um artigo que mudou para sempre a história das fibras óticas e abriu seu uso no campo da telefonia.

Kao mostrou que a forte atenuação do sinal nas fibras se devia exclusivamente às impurezas presentes no vidro com o qual eram produzidas, sendo, portanto, um problema superável.

A empresa americana Corning Glass enfrentou o desafio do estudioso e em 1970 produziu a primeira fibra ótica feita de vidro extremamente pura capaz de transportar energia luminosa a longas distâncias e com uma capacidade de transporte de sinal 65.000 vezes maior que o cobre.

As atividades de pesquisa em fibra ótica renderam à Kao o prêmio Japan Prize, reconhecimento internacional do Japão concedido àqueles que, no campo da tecnologia e da ciência, se colocaram a serviço da paz e da prosperidade. Em 2009, no final de sua carreira, Charles Kao recebeu o Prêmio Nobel de Física.

A partir de 1970, a pesquisa para desenvolver fibras óticas cada vez mais potentes e refinadas nunca mais parou. 1988 é o ano em que foi lançado o primeiro cabo transatlântico com tecnologia de fibra ótica.

Enquanto em 1991, graças a estudos na área de LEDs de cristal fotônico, as primeiras fibras de cristal fotônico começaram a se desenvolver, mas só foram comercializadas a partir de 1996.

Hoje, os esforços de pesquisa estão tentando encontrar uma solução para o problema causado pelo uso de pares trançados de cobre que retarda a transmissão de dados muito rápida.

 

Como é feita a fibra ótica?

Bem, já sabemos sua história, mas o que exatamente é a fibra? O que é fibra ótica internet? Como essa fibra é composta? A fibra ótica é um cabo formado por filamentos transparentes muito finos de fibra de vidro, para ser mais preciso em silício, ou em polímeros plásticos, unidos em uma pequena bainha de material isolante.

O cabo de fibra ótica parece um feixe de filamentos dividido em uma seção interna transparente e uma externa mais opaca capaz de refletir a luz. Cada filamento único é composto por duas camadas concêntricas de material transparente e extremamente puro: um cilindro central, também chamado de núcleo, e um manto, ou revestimento, que o abraça.

O núcleo tem um diâmetro que varia de cerca de 10 µm a 50 µm, enquanto o manto tem um diâmetro de cerca de 125 µm. Para entender de que tamanho estamos falando, basta saber que um cabelo tem um tamanho de cerca de 10 µm. A fibra ótica é revestida por uma espécie de meia protetora chamada jaqueta que serve, por um lado, para proteger a fibra do contato com o exterior e, por outro, para resistir ao estresse físico e à corrosão.

Cada cabo é composto por um número variável de fibras óticas, até um máximo de 7. Muitas vezes, fios mais resistentes são entrelaçados com esses filamentos que não têm a função de transmitir dados, mas de fortalecer o cabo.

A fibra ótica, de fato, é tão tecnologicamente refinada quanto delicada: um movimento brusco, um solavanco, mas também uma oscilação pode causar sua quebra e, consequentemente, a perda de informações. Uma bainha externa, por sua vez, envolve o cabo para proteger as fibras de fontes de calor e umidade.

Portanto, podemos concluir sobre a sua dúvida sobre o que é fibra ótica internet, que se trata de uma tecnologia avançada, e mesmo não sendo tão famosa no início dos anos 2000, ao menos a nível residencial, hoje já é unanimidade na casa dos brasileiros. Até a próxima!

You must login to add a comment.

Posts relacionados