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O que é Email marketing e porque você precisa dessa estratégia + 7 funções básicas para aplicar no seu Negócio

O que é Email marketing e porque você precisa dessa estratégia + 7 funções básicas para aplicar no seu Negócio

email marketing

Email marketing, pode ser definido como uma estratégia de disparos em massa de conteúdos, para determinadas pessoas, que autorizaram previamente estes envios. Lembrando que, quando emails não autorizados chegam para qualquer pessoa é considerado SPAM.

O que é Email Marketing?

Email marketing nada mais é que uma estratégia de Marketing Digital, voltada para comunicação em massa entre empresa e pessoas, também chamadas de leads.

Essa estratégia, normalmente se inicia com a captura do lead, através de uma oferta gratuita, que pode ser um webinarebook, ou acesso a um grupo vip, no Whatsapp ou Telegram. Desta forma, o envio de emails é autorizado, evitando SPAM, que pode causar má reputação para o domínio que faz os envios.

Após a captura do lead, pode ocorrer o envio por inúmeros motivos e alguns deles são:

  • Oferta de produtos;
  • Artigos ;
  • Convite para Novos Webinários;
  • Confirmação de uma Compra.

Por que utilizar Email Marketing?

Por mais que outras estratégias pareçam mais interessante que o email marketing, como, Facebook ADS e Instagram ADS, Google ADS, temos que levar em consideração um ponto importantíssimo. Praticamente todo mundo tem um email, por qualquer motivo que seja.

Considere que para conseguir fazer um cadastro numa plataforma de streaming, como a Amazon Prime, é necessário ter um email. Se deseja realizar uma compra num determinado site, é necessário um email para fazer todas as confirmações necessárias.

Partindo desse principio, é extremamente necessário o uso de email marketing para que sua estratégia de vendas não fique presa apenas a campanhas pagas.

Métricas como, ROI (Return over Investment) ou Retorno sobre investimento e CAC (Custo de Aquisição de Clientes), dizem muito sobre o quanto seu negócio está sendo viável. Altos investimentos em campanhas pagas e má administração, podem fazer com que esses custos se tornem inviáveis e seu negócio tende a declinar.

O email marketing por sua vez, pode alcançar uma quantidade menor de leads, entretanto, esses leads, se bem nutridos estão mais dispostos a comprar de você, pois já conhecem seus produtos e tem uma relação mais próxima de você, afinal, com email marketing, você pode chamar cada lead, pelo nome. E sim, isso faz toda a diferença, quando você pergunta o nome do seu cliente, ele se sente mais importante e mais ligado a você.

7 funções básicas do email marketing para aplicar no seu Negócio

1. Engajamento de Leads

Já ouviu falar que para suas postagens no Instagram tenham muitas curtidas e comentários, é preciso que seu conteúdo seja bem engajado? Então, para o email marketing funcionar bem, é a mesma coisa.

É importante manter seus leads informados, com novos artigos, novidades sobre o seu nicho ou até mesmo dicas de como eles podem melhorar o desempenho de seus negócios.

2. Promoção de Conteúdo

Com o email marketing, você poderá promover diversos conteúdos e produtos, sendo afiliado ou produtor.

Poderá promover seus webinários, novos vídeos no seu canal no Youtube ou promover seu blog, para receber mais visitas.

3. Nutrição de Lead

Quando um nutricionista diz que precisamos nos alimentar melhor, de maneira regular e principalmente, manter esses hábitos, é porque nosso corpo leva tempo para se acostumar com novos hábitos.

Nutrição de lead é exatamente a mesma coisa, mas no nosso caso o alimento é o conteúdo que compartilhamos com nossa audiência. Quando você tem um bom conteúdo, regular e mantemos essa regularidade, é muito mais fácil sermos lembrados.

É exatamente isso que o email marketing vai permitir, manter seus leads com seu nome na cabeça e podendo no futuro, se tornar clientes.

4. Vender

O cliente navegou pelo seu site até sua página de check-out e não finalizou a compra? Isso é frustrante não é? Pois bem, você pode configurar seu email marketing, para encaminhar um email personalizado para seu lead, questionando o motivo de não efetuar a compra e principalmente, se existe algo que você poderia fazer por ele.

Você também pode oferecer um produto com uma condição imperdível primeiramente para sua lista de contatos, antes de lançar, dando um super desconto ou um bônus exclusivo.

5. Relacionamento com o Cliente

Quantas vezes você já comprou um produto e o vendedor sumiu, depois que a compra foi efetivada? Algumas né? Esse tipo de prática é extremamente ruim para qualquer negócio e pode causar sérios problemas de faturamento no longo prazo.

O email marketing vai garantir que você tenha um relacionamento com seus clientes e assim, permitindo vender para o mesmo cliente mais de uma vez.

E mais, um bom relacionamento garante que seu produto ou serviço seja indicado para outras pessoas e assim gerar uma boa reputação para o seu negócio.

6. Publicação de Artigos

Esses emails são realmente interessantes. Imagine enviar seu novo artigo para seus leads, assim que publicá-los? Com essa função, você vai levar seu conteúdo para uma quantidade absurda de pessoas, mantendo um bom tráfego para o seu site ou blog, o que ajuda muito no seu posicionamento nos buscadores, como o Google.

7. Newsletter

As Newsletters são informativos sobre as principais novidades do seu site ou blog, normalmente encaminhadas semanalmente ou mensalmente para sua lista de contatos.

Esse tipo de email marketing, tem bastante importância, pois, muitas pessoas acabam não abrindo todos os emails que recebe e assim, perdendo algum conteúdo que você encaminhou.

Uma boa Newsletter tem que demonstrar a identidade da sua marca e os conteúdos precisam ser relevantes. E lembre-se de direcionar seus leads para o seu Blog, através de links externos.

7 Principais Ferramentas Para Email Marketing

Existem inúmeras ferramentas de email marketing que oferecem bons serviços gratuitos, entretanto limitados, que para iniciantes atende muito bem.

1. Mailchimp

O Mailchimp é sem dúvida a ferramenta mais conhecida de email marketing, sendo utilizada em todo o mundo, por milhares de pessoas.

Conta com plano gratuito sem tempo limite de teste e planos pagos a partir de $9,99 dólares por mês.

De início, o plano free atende muito bem, pois conta com muitos benefícios como, multicanais, automatizações, e um CRM de Marketing para até 2.000 contatos e 10.000 envios.

2. E-Goi

E-Goi, é uma empresa Portuguesa de email marketing que vem crescendo muito nos últimos anos, oferecendo um serviço de excelente qualidade e excelente suporte para aprender a usar a ferramenta, além de ter um custo benefício relativamente baixo, e o melhor, as cobranças são feitas em BRL, o que ajuda muito, considerando alto valor do dólar.

A empresa oferece um teste gratuito de 30 dias, com todas as funcionalidades para você conhecer a plataforma e saber se pode auxiliar nas suas estratégias.

A grande vantagem da E-Goi está nos planos diferenciados, onde você pode fazer uma assinatura mensal a partir de R$85,00 ou comprar mensagens em forma de créditos na sua conta que nunca expiram, a partir de R$115,00 que corresponde a aproximadamente 13.000 emails, para contatos ilimitados. Clique aqui e conheça a E-Goi.

3. Nitronews

Outra opção para envio de email marketing, é a Nitronews, empresa brasileira que oferece um plano atraente e gratuito para até 2.000 contatos. Neste plano, você poderá enviar até 10.000 emails e conta com modelos prontos, precisando apenas editar conforme sua necessidade.

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Escolha um remetente, integre com as redes sociais e agende o seu envio.

“O Nitronews é simplesmente extraordinário…trata-se da ferramenta de grande valia para a estratégia comercial do escritório, pela grande qualidade, pois conta com diversos recursos de filtragem e relatórios, sendo um grande diferencial do serviço.”

 

Paulo Mothes

Sócio Diretor, Mothes Advogados

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Os planos pagos começam com opção para 5.000 envios mensais, para contatos ilimitados e créditos que também não expiram nunca, a partir de R$63,00 por mês. Vale a pena conferir.

4. GetResponse

GetResponse está entre as maiores do mundo no mercado de email marketing, com mais de 350.000 empresas ativas, usando os serviços de alta qualidade e suporte excelente.

A empresa conta com um teste de 30 dias gratuitos, sem a necessidade colocar um cartão de crédito, podendo utilizar todas as funcionalidades do plano escolhido.

Liberdade Digital | O que é Email marketing e porque você precisa dessa estratégia + 7 funções básicas para aplicar no seu Negócio

Os planos começam a partir de $15,00 Dólares por mês, para uma lista de até 1.000 contatos, e ainda conta com cursos online para você aprender sobre as estratégias de email marketing que mais pode dar certo, para o seu tipo de negócio.

5. SendinBlue

Sendinblue, desta lista, é a que oferece um dos melhores planos gratuitos, com uma quantidade excelente de envios, um total de 300 emails por dia, para contatos ilimitados.

Os planos começam a partir de $25,00 Dólares por mês, para 40.000 envios, com direito a segmentação avançada, relatórios detalhados e estatísticas sobre a abertura de emails e cliques em seus links.

6. SendPulse

SendPulse, também oferece um plano inicial gratuito, mas é a única da lista que oferece um plano pago para até 500 assinantes, custando apenas R$30,00 mensal, para envios ilimitados, recursos profissionais e automação.

Além disso, em todos os planos, você conta com webpush, sms e chatbot, podendo deixar seu blog mais profissional, com um custo baixo.

7. Benchmark

A Benchmark, é indicada para quem está começando com email marketing e ainda não sabe utilizar todas as ferramentas que essa estratégia permite.

A empresa oferece um plano bem simples, com apenas 250 envios mensais, para contatos ilimitados e automação básica.

Lista de Contatos

Manter uma lista de contatos é extremamente difícil, principalmente porque as pessoas acabam mudando de email, saindo da sua lista e mudando hábitos de consumo com o passar do tempo.

Então, para manter uma lista atualizada e com uma quantidade razoável existem dois caminhos. Comprar uma lista de emails ou construir sua própria lista.

Comprar ou não uma lista de emails?

Você deve estar se perguntando, como assim comprar uma lista de contatos? Simples, existem várias pessoas que capturam leads, validam se os emails realmente estão propícios a continuar recebendo conteúdos e vendem essas listas. Entretanto, a compra de listas de emails esbarram em alguns problemas.

O primeiro problema está na questão de permissão. Essa lista de email não foi “adquirida” por você, outra pessoa as conseguiu e vendeu. Se você encaminha um email para uma lista comprada e o lead não se lembrar de ter autorizado, você pode ser adicionado na caixa de SPAM.

Se boa parte desses contatos, começar a dizer para os administradores que seu domínio está fazendo SPAM, você pode ser punido e na pior das hipóteses, seu domínio nunca mais poderá usar email marketing, além de de manchar a reputação do seu negócio.

Então, fica aqui meu conselho, jamais compre uma lista de contatos, por mais que seja o caminho mais rápido, é perigoso e pode destruir seu objetivo de longo prazo.

Como construir uma lista de emails?

Para construir uma lista de emails, você precisará primeiramente, ter espaços exclusivos para isso.

Você pode construir uma lista, oferecendo um ebook, um desconto num produto, webinário, assinatura para receber newsletter, são infinitas possibilidades.

O mais importante é ter uma boa ferramenta para automação, configurá-la de maneira correta para esteja de acordo as leis de processamento de dados.

Conclusão

Vimos que o email marketing é uma estratégia muito poderosa, podendo nos dar um retorno financeiro muito bom no longo prazo, além de ser a forma mais fácil de se relacionar com o seu público.

É claro que essa estratégia é difícil e leva tempo pra construirmos uma boa lista de contatos, nutri-los e só depois oferecer algum produto para compra. Todavia, se pretende gerar renda recorrente no futuro, essa estratégia será muito útil, rende bons frutos e te coloca como autoridade no seu nicho.

Se deseja levar e uso de email marketing para um nível mais alto é importante seguir algumas regrinhas,

  • Evite emails longos;
  • Use uma linguagem de acordo com seu perfil (Ser mais engraçado ou mais sério, por exemplo);
  • Mantenha uma periodicidade;
  • Sempre peça FeedBack;
  • Tenha uma calendário de conteúdo.
  • Escolha um ferramenta de email marketing que te atenda bem e te dê um bom suporte( Recomendo E-goiNitronews ou GetResponse)

Agora, mão na massa e busque sempre o conhecimento necessário para dar sempre o melhor conteúdo para sua audiência.

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