CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O que é e para que serve a matriz de competências?

O que é e para que serve a matriz de competências?

Durante muito tempo, para que um colaborador fosse considerado apto a ser contratado para um determinado cargo, era necessário que ele tivesse vasta experiência e conhecimento na função.

Hoje em dia, isso mudou. Apesar de muitas empresas ainda exigirem esses critérios totalmente ultrapassados, o que os negócios modernos estão fazendo é procurando por novos talentos que tenham competências e habilidades.

São exatamente as competências que diferenciam os profissionais e que fazem a empresa ter mais clareza quanto a sua escolha de contratação.

Um profissional com habilidades que se harmonizam com o perfil da empresa pode contribuir diretamente para o sucesso da empresa. Mas, convenhamos, não é nada fácil escolher entre diversas habilidades diferentes, não é mesmo?

Se você tem uma indústria de moldes de injeção, e está contratando dois profissionais com o mesmo conhecimento, por exemplo, quais são os critérios de desempate? É possível achar uma forma justa e transparente de escolher o colaborador mais adequado?

E para resolver esse dilema, o matriz de competências surgiu como um meio de organizar os processos seletivos e estabelecer mais princípio organizacional para a empresa como um todo. Venha descobrir todos os detalhes sobre essa matriz abaixo!

O que é a matriz de competências?

Basicamente, a matriz de competências é uma ferramenta que organiza as informações relevantes sobre as competências e habilidades necessárias para que um colaborador possa fazer parte de uma equipe e atingir os objetivos e metas propostos.

Ou seja, é uma matriz que relaciona as informações, fazendo com que a empresa tenha uma visão mais clara e completa sobre as competências que a mesma considera necessária, para assim, tomar decisões mais precisas.

Para que serve a matriz de competências?

A matriz de competências tem como finalidade achar a melhor solução tanto para a empresa como para o colaborador.

Afinal, a organização irá separar, definir e escolher as características e habilidades que mais se encaixam em seus princípios organizacionais.

Por essa razão, os funcionários contratados poderão ter mais chances de se adaptarem ao modelo de negócios e se sentirem satisfeitos.

Além disso, ela define padrões de recrutamento e seleção. Imagine que, em uma empresa de placa de circuito impresso, os processos seletivos durem em torno de quatro semanas. Com a matriz de competências, além desse tempo ser drasticamente reduzidos, a organização também pode ter uma tomada de decisão mais precisa e segura!

Como fazer uma matriz de competências?

Para fazer uma matriz de competências, é muito simples: basta definir quais são as competências e habilidades necessárias para as funções da sua empresa.

Se sua empresa atua com alpinismo industrial e deseja contratar um vendedor, por exemplo, você pode escolher habilidades como um bom relacionamento interpessoal, resiliência, trabalho em equipe, dentre outras características que ache necessário.

Após estabelecer os critérios mais importantes para todos os cargos, você pode montar uma planilha com o nome de cada entrevistado e, em seguida, marcar um “x” para cada competência que o mesmo possui em relação aos critérios estabelecidos.

Agora que você já sabe todos os detalhes sobre o que é e para que serve a matriz de competências, o que acha de adotá-la em seu negócio? Gostou do nosso conteúdo? Conta pra gente!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Lucas SouzaEspecialista


Me siga