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O que é e como funciona o Dropshipping

Dropshipping é a junção das palavras drop (largar) e shipping (remessa). Interpretando ao pé da letra essas traduções podemos dizer que é como se determinada organização “largasse” sua remessa para outra empresa.

Isso quer dizer que, no dropshipping, o e-commerce realiza a venda e repassa o pedido para uma empresa parceira que é quem realiza:

– o armazenamento,

– estoque,

– distribuição dos produtos vendidos.

Nesse caso, o fornecedor é responsável por esse processo logístico e o marketplace seria o intermediário da compra.

Uma pesquisa realizada pelo E-DSS.org revelou que 27% das empresas varejistas que trabalham na web realizaram uma mudança em seu processo de venda de descarte de resíduos e entregas para adotar o modelo de dropshipping.

Como funciona o dropshipping

Acima apresentamos o que é o dropshipping, entretanto, é importante que você entenda como ele funciona a partir de um exemplo desse processo de forma concreta:

1º Passo: o cliente efetua a compra dentro do seu marketplace;

2º Passo: o e-commerce recebe o pedido e repassa ao fornecedor e parceiro dropshipping;

3° Passo: a empresa responsável pela logística de entrega recebe o pedido do e-commerce e inicia o processo de separação, organização e transporte do produto até o cliente;

4º Passo: o cliente recebe o produto.

Vantagens do drop shipping

– baixo investimento,

poucas despesas fixas,

– flexibilidade do negócio,

– espaço de anúncio ilimitado,

– facilidade para administrar o negócio.

Baixo investimento

Uma das principais vantagens do dropshipping está ligada aos gastos e ao investimento que o e-commerce precisa fazer. Isso porque o dropshipping oferece uma grande economia ligada ao armazenamento e principalmente no estoque dos produtos que ela vende, como por exemplo, de uma argamassa baritada

A verdade é que com o dropshipping a empresa não precisa adquirir os produtos, pois, a responsabilidade desse estoque e do armazenamento é da empresa parceira.

Dessa forma, há uma facilidade maior em investir pouco na compra de produtos e destinar esse dinheiro para outras áreas como publicidade e marketing, como um projeto de descarte de resíduos sólidos, por exemplo. 

Poucas despesas fixas

Uma loja física enfrenta diversas burocracias para conseguir funcionar. Além disso, quem decide funcionar dessa forma precisa assumir despesas fixas como:

– IPTU,

– conta de luz,

– aluguel, entre outros gastos.

Quem opta pelo dropshipping está livre desse tipo de despesa, pois, pode optar até mesmo por trabalhar em casa e fazer o gerenciamento utilizando apenas o próprio computador. Sem ter a necessidade de sair de casa ou mesmo ter o estoque.

O dropshipping é uma boa ideia para empresas que estão em busca de cortar gastos, ser um gerador de energia e mudar o modelo de trabalho.

Não à toa, a pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro realizada pela BigData Corp e PayPal Brasil, mostrou que entre 2018 e 2019 o número de e-commerces cresceu 37,59%.

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