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O que é copywriting?

copywriting

Copywriting é o processo de escrever materiais persuasivos de marketing e promoção que motivam as pessoas a tomar alguma forma de ação, como fazer uma compra, clicar num link, doar a uma causa, ou agendar uma consulta.

Estes materiais podem incluir promoções escritas que são publicadas em papel ou online. Podem também incluir materiais que são falados, tais como guides utilizados para vídeos ou anúncios publicitários.

O texto nestes materiais é conhecido como “cópia”, daí o nome “copywriting”.

Pode não se aperceber disso, mas o copywriting está em todo o lado.

Na verdade, se começar por procurar na sua caixa de correio, encontrará alguns exemplos óbvios de copywriting. Promoções para restaurantes locais, catálogos, cartas de angariação de fundos de organizações de caridade, ou cartas de vendas de vários produtos e serviços, são todas as formas de copywriting.

Quatro trechos de pacotes de correio direto como exemplos de copywriting
Mas o mundo da copywriting estende-se muito para além do material impresso.

Muito do que se lê em linha é também copywriting, incluindo a maioria das páginas web, quaisquer relatórios gratuitos que se inscrevam, e mesmo os e-mails que recebam após a inscrição.

Veja o exemplo abaixo de Stitch Fix, um website especializado em ajudar as pessoas a encontrar um estilo de moda que lhes seja apropriado. O site também vende vestuário para uma variedade de estilos diferentes.

Imagem da página web mostrando diferentes chamadas à ação
Pode ver que a página foi escrita e concebida para o incitar a agir de várias maneiras. É-lhe pedido que “Leia mais”, “Comece”, ou “Siga-nos” nas redes sociais. Pode também “Pergunte a um Estilista” por conselhos de moda.

Estes são simples conselhos que vemos diariamente nos websites, e são todas as formas de redação persuasiva.

O que se ouve também pode ser copywriting em ação.

Anúncios televisivos, críticas de produtos no YouTube, e até vídeos curtos “como fazer” sobre a utilização de um produto são todos exemplos de copywriting falado.

Vamos entrar em muito mais detalhes sobre os diferentes tipos de copywriting no Capítulo 2, mas isto dá-lhe uma ideia das muitas maneiras como a copy toca toda a nossa vida.

(NOTA: A copywriting não deve ser confundida com a palavra “direitos de autor”. Copyright refere-se ao direito legal exclusivo de reproduzir ou vender o trabalho de alguém, tais como livros, música, ou artigos artísticos. O objectivo de um direito de autor é proteger esse material original e impedir a sua utilização ilegal. Os direitos de autor são designados com o símbolo ©.)

O que é um Copywriter?
Um redator é um escritor profissional responsável pela escrita do texto, ou cópia, utilizado em materiais de marketing e promocionais.

Pode ter ouvido vários mitos sobre escritores, como a sugestão de que os escritores nascem com talento, e que não se pode “aprender” a escrever.

Ou talvez tenha ouvido o oposto, que não há qualquer habilidade envolvida na escrita e que qualquer pessoa o pode fazer.

Quando se trata de copywriting, estes dois mitos não são verdadeiros.

Os copywriters são profissionais que aprenderam e praticaram a sua arte. Nenhum de nós nasceu sabendo escrever uma cópia excelente, mas é definitivamente uma habilidade que quase qualquer um pode aprender com um pouco de persistência.

Talvez devido aos mitos sobre escritores, o copywriting tem permanecido uma profissão algo exclusiva que não é muito utilizada por muitas pessoas.

Mas isto funciona realmente a seu favor como redator, porque significa que os redatores bem treinados são difíceis de encontrar.

Esta é a razão fundamental pela qual AWAI foi criada há mais de duas décadas – para formar mais redatores profissionais, a fim de satisfazer as necessidades crescentes da indústria.

A exclusividade dos redatores também mantém o seu valor elevado.

Vamos analisar mais de perto a quantidade de redatores que ganham no Capítulo 4, incluindo as áreas mais bem remuneradas que poderá querer atingir.

Entraremos também na descrição diária do trabalho de um redator no Capítulo 3, bem como nas qualificações de que necessita para se tornar um redator.

Alerta de espoliador: não precisa de um comboio de cartas atrás do seu nome para se tornar um redator de alta remuneração!

Pode estar a funcionar rapidamente e com muito pouco investimento.

E já mencionámos os benefícios de ser redator? Tire-o dos milhares de membros da AWAI – não há vida como esta.

A maior queixa que ouvimos dos nossos membros é “Porque não fiz isto mais cedo?”!

Quem usa os redatores?
A copywriting está no centro de quase todos os negócios.

Sem redatores, as empresas não poderiam partilhar as suas mensagens com potenciais clientes para expandir os seus mercados, ou com os clientes atuais para os manter envolvidos.

Isto inclui websites, organizações sem fins lucrativos, fornecedores de serviços, bem como retalhistas de tijolo e cimento.

Imagem de uma descrição do produto com link para o filme do produto destacado
Descrições de produtos como estas são escritas por redatores, mas também se pode ver um link para um vídeo do produto no fundo da página.

Isael Oliveira

Isael Oliveira

Novo na comunidade
Profissional especialista em copywriting e gestão de tráfego. Produzo no meu blog conteéudo de qualidade sobre essas duas profissões que estão em alta no mercado de Marketing Digital.

 

 

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