CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O que é Assinatura Digital?

O que é Assinatura Digital?

O certificado ou assinatura digital é um documento eletrônico exigido para a emissão de nota fiscal eletrônica.

Por meio dele é possível ficar em dia com a Fisco sem ter de enfrentar burocracia, além de, poder assinar outros documentos pela internet de forma legal.

Portanto, para emitir nota fiscal eletrônica você deve adquirir uma assinatura digital é oficializar sua empresa.

Entenda o que é Uma Assinatura Digital

A assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica, ou seja, criada para autenticação por meio computacionais.

Ela é feita por um sistema criptografado assimétrico, formado por algoritmos que geram chaves exclusivas a cada nova assinatura feita.

Dessa forma, a chave pode ser pública, liberada livremente, ou ser uma chave privada, para conhecimento exclusivo do emissor.

Após a assinatura ter sido gerada, qualquer alteração feita na sequência algorítmica que a gerou, quebra a autenticidade da assinatura, o que a torna anti fraude.

Com essa tecnologia fazer adulterações dos documentos se torna algo quase impossível, o que trás confiabilidade e autenticidade a esse estilo de documento.

Vantagens da Assinatura Digital

O próprio nome já segure a vantagem de não ser mais necessário assinatura a caneta, economizando tempo e trabalho.

Mas ainda existem outras vantagens, a essa assinatura que vem ganhando espaço no meio digital e se tornando cada vez mais comum.

Maior segurança contra fraudes: códigos são complexos e exclusivos, garantindo uma proteção quase absoluta a seus documentos, além da certeza deles não poderem ser modificados.

Armazenamento seguro: o documento digital fica armazenado na nuvem e pode ser replicável caso seja extraviado. ao contrário do de papel, que ao ser perdido, precisava ser refeito por só existir um original, ou seja assinatura garante maior segurança que a manual.

Desnecessário a impressão: se a autenticação é feita digitalmente, não é preciso imprimir se quer uma folha de papel, pois, todo o processo será realizado de forma digital. Isso gera redução de custos, organização melhor para organização dos documentos e dispensa local para armazenar papeis.

Rapidez: Os contratos passam a ser assinados em minutos apenas com um clique de confirmação.

Facilidade de acesso: seus contratos, relatórios e recibos podem ser acessados facilmente em qualquer lugar que tenha acesso a internet.

Logo, são inúmeros os benefícios da assinatura digital e a praticidade e agilidade que ela trás a vida.

Como fazer uma Assinatura Digital?

O primeiro passo é comprar um certificado digital, ou seja, uma identidade digital de pessoa jurídica que vai garantir autenticidade nas transações online.

Esse documento é emitido pela Autoridade Certificadora (AC) padronizado pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP- Brasil).

Existem 2 tipos de certificado, A1 com armazenamento direto no hardware e validade de um ano e o A3 armazenado em uma mídia criptográfica, com validade de 1 a 3 anos.

Logo, para consegui uma assinatura digital, procure a Autoridade Certificadora e passe a assinar seus documentos com mais facilidade.

Assinatura Digital X Assinatura Eletrônica

Assinatura eletrônica é qualquer forma de autenticação que necessite de meios digitais para ser realizada.

Ela pode ser por escaneamento de assinatura, identificação por biometria, senha e também a assinatura digital.

Porém, a assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica, com um sistema criptográfico, utilizado para legitimar assinaturas.

Portanto, a assinatura digital é muito mais restrita e especifica que a assinatura eletrônica.

Emita Nota Fiscal com Facilidade

A emissão de nota fiscal eletrônica é obrigatória em todo o território nacional, portanto não emiti-lá pode te render problemas fiscais.

Então, não corra o risco de manter sua empresa fora de lei e comece já a emitir nota fiscal.

Dessa forma, para emitir nota fiscal eletrônica de forma simples e prática, é recomendado a utilização de um software emissor, um bom exemplo é o Nota Varejo.

Caso ainda não o conheça, é um emissor de nota fiscal que emite as principais notas fiscais do mercado, incluindo NFC-e, para mais de 600 cidades no país.

Com o Nota Varejo, não é preciso perder muito tempo digitando dados dos clientes, pois ele armazena dados na primeira vez em que a ação é feita e preenche automaticamente nas próximas transações.

Além de, efetuar automaticamente a assinatura digital e a transmissão do XLM para a SEFAZ, ou por e-mail para o cliente.

Sendo assim, você economiza tempo e serviço, podendo realizar muito mais vendas com muito mais agilidade.

Com o emissor Varejo, você não perde mais tempo calculando impostos e taxas de tributo a serem pagas, pois o sistema armazena tudo e realiza os cálculos automaticamente para você.

Logo, não perca mais tempo e experimente essa praticidade na sua empresa. Teste o Nota Varejo gratuitamente a aproveite os benefícios.

Com planos que não pesam no bolso mensais e anuais que melhor se adequam a suas necessidades.

Comece a emitir notas fiscais de forma rápida com o Nota Varejo e revolucione a gestão do seu negócio.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre GrandChefEspecialista


Me siga