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O que é a segmentação geográfica

O que é a segmentação geográfica

A segmentação geográfica é uma ferramenta de marketing indispensável para diversos segmentos do setor comercial e industrial.

A segmentação geográfica serve como auxílio para definir o local ideal para ofertar bens e serviços ao público-alvo. O estudo é fundamental para a instalar uma nova filial, ou enviar representantes da empresa para a região em busca de novos clientes.

Se você tem uma empresa especializada em mancal de rolamento, por exemplo, e fez uma segmentação geográfica correta, automaticamente ela vai auxiliar em outras estratégias, como por exemplo:

  • Campanhas publicitárias;
  • Posicionamento de marca;
  • Segmentação de clientes;
  • Abertura de mercado para expansão;
  • Entre outros.

Tendo em vista a importância desse tema para ações de marketing, resolvemos publicar esse artigo para auxiliar o nosso leitor. Gostou da pauta? Quer saber mais sobre a segmentação geográfica? Então siga conosco e confira a seguir. 

Como fazer a segmentação geográfica?

Resolvemos criar esse tópico pois é necessário explicar sobre as melhores maneiras de proceder com a segmentação geográfica. 

A primeira coisa que a empresa precisa fazer quando vai se colocar no mercado, é definir o local ideal para ofertar bens e serviços.

Uma empresa que faz manutenção predial, por exemplo, não pode em hipótese alguma, se instalar no setor rural, sendo que seu cliente-alvo está nas grandes metrópoles e centros urbanos.

Dessa forma é definido com prioridade o que chamamos de segmentação de local, que antes de tudo, leva em consideração as diferenças geográficas entre um local e outro, para melhor definir o raio de atendimento da empresa.

O que levar em consideração na segmentação geográfica?

Primeiramente é necessário entender quem é o seu cliente, para depois encontrá-lo dentro de uma segmentação geográfica e consequentemente determinar a atuação da sua empresa para atender essa demanda.

A persona significa todas as características de um ‘cliente-ideal’. No caso, o cliente tem um perfil de consumidor, faz parte de uma classe social, trabalha em determinado setor, reside em determinada região, tem uma média de renda, entre outros detalhes. 

Esses são fatores importantíssimos, que servem de pré-requisitos, para levar em consideração a segmentação geográfica do cliente e definir o raio de atuação da empresa.

Variáveis geográficas: o que é?

Mas aí você tem uma empresa que faz painel elétrico industrial, por exemplo, e sabe que se você instalar sua empresa em determinado lugar, por mais que tenha uma demanda que precisa de atendimento, sua empresa poderá ser afetada por fatores e agentes externos, como chuvas, alagamentos, temperaturas rigorosas, instabilidade climática, entre outros.

Isso é o que chamamos de uma variável geográfica, que precisa ser analisada com cautela pelos gestores, para que a empresa não corra o risco de eventuais perdas e danos nas suas propriedades.

Isso não quer dizer que necessariamente a empresa não tenha que se instalar lá. Pois como dissemos, existe a demanda para atendimento. No entanto, é fundamental entender se a empresa tem a estrutura necessária para suportar eventuais instabilidades sem afetar sua mão de obra produtiva.

Esse foi nosso artigo falando mais sobre o que é segmentação geográfica e suas principais caraterísticas. Se gostou do conteúdo compartilhe e nos siga para outras dicas de marketing comercial. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

 

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