CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O que é a PNRS (Politica Nacional de Gerenciamento de Residuos)?

O que é a PNRS (Politica Nacional de Gerenciamento de Residuos)?

Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é a lei (Lei nº 12.305/10) que organiza a forma com que o país lida com o lixo, exigindo dos setores públicos e privados transparência no gerenciamento de resíduos.

Em 2010, a Lei n° 12.305 foi sancionada e a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi instituída, regulamentada pelo decreto 7.404/10. A PNRS foi uma grande conquista para o setor por abranger todos os residuos solidos (materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados), sejam eles domésticos, industriais, eletroeletrônicos, entre outros; e também por tratar a respeito de rejeitos (itens que não podem ser reaproveitados), incentivando o descarte correto de forma compartilhada e o gerenciamento de residuos para empresas.

Gerenciamento de resíduos para empresas - Reeciclar de volta ao ciclo!

Antes da lei, quando um produto era descartado em local inadequado não havia culpado legal. Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, essa responsabilidade é dividida entre os diversos participantes da cadeia, já que é determinada a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. A análise do ciclo de vida de um item compreende todo o processo do produto, desde a extração da matéria-prima, produção, consumo e descarte final. A responsabilidade sobre o produto que cabe a comerciantes, fabricantes, importadores, distribuidores, cidadãos e titulares de serviços de manejo dos resíduos sólidos urbanos na logística reversa.

As empresas podem praticar o gerenciamento de residuos internamente, com adoção de politicas e rotinas para direcionamento correto dos resíduos, ou optar por terçeirizar o serviço e contratar empresas de gerenciamento de residuos.

 

Fonte:

Lei 12.305 – http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12305.htm#:~:text=DISPOSI%C3%87%C3%95ES%20PRELIMINARES-,Art.,final%20ambientalmente%20adequada%20dos%20rejeitos.

VG Residuos – https://www.vgresiduos.com.br/blog/como-politica-nacional-de-residuos-solidos-influencia-o-meu-negocio/

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Miguel HenriqueNovo na comunidade