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O que devo saber na hora de abrir uma clínica odontológica?

O que devo saber na hora de abrir uma clínica odontológica?

A odontologia, uma vez que está associada à saúde básica, está em constante necessidade. Tendo isso em vista, são vários os investimentos nessa área, fazendo com que ela fique cada dia mais competitiva. Desde a abertura de novas clínicas a novas sedes de franquia odontológica, são várias as opções de adentrar nesse mercado promissor.

Com isso, se deve ter em mente como abrir uma clínica, o que e como fazer, e para um dentista recém formado, isso pode ser uma tarefa bem complicada. Saiba como empreender na odontologia e abrir sua própria clínica sem problemas:

Planejamento/Plano de negócio

Para abrir um negócio é essencial que se tenha em mente e anotado todas as etapas e todas as características da futura clínica. Desse modo, se evita a aparição de imprevistos e se sabe exatamente o que fazer em momentos de crise.

Logo, tudo deve ser bem planejado, desde os custos, a identidade da empresa, seus valores, o valor agregado e até mesmo o lucro almejado. É só assim que se consegue tirar o projeto do papel e fazer com que na realidade ele tenha sucesso.

A execução do plano de negócio faz com que você identifique desde o início os objetivos e as metas que você tem com o seu negócio. É por meio dessas estipulações e da pesquisa de mercado necessária, que se prevê os demais problemas a serem enfrentados e sabe-se como posicionar a sua clínica de forma correta.

Pesquisa de preço

A pesquisa de preço deve ser realizada juntamente com o planejamento. No entanto, é necessário ter em vista desde o início que abrir uma clínica odontológica requer, desde a estrutura, à uma quantia considerável.

O preço estimado pelo Sebrae para que se abra uma clínica de pequeno porte é entre o valor de R$ 65 mil a R$ 100 mil. Contudo, é preciso ter em vista os valores dos materiais necessários, dependendo de sua especialidade, esses que também possuem preços variados e que podem ou não ser estocados.

Um valor específico que se deve atentar é a declaração de imposto de renda e impostos estabelecidos pela prefeitura aos dentistas.

Deve-se ter então o planejamento financeiro adequado, além da idealização de todo processo baseado também no tipo de negócio. Já que há variações, como clínicas odontológicas, sede de franquia odontológica e consultório odontológico, que possuem preços variantes.

Tenha em mente qual o tipo de negócio ideal para você para que assim a estratégia de marca também seja planejada de maneira assertiva.

Planejamento estratégico/Plano de marketing

Assim como os demais planos, o planejamento estratégico visa evidenciar as ações, as visões e a essência da organização. Assim como é importante saber os objetivos da empresa se deve saber criar a sua imagem de forma estratégica e que leve em conta a prestação de serviço de sua clínica e o seu público alvo.

O plano de marketing deve estar incluído nesse processo, já que entre os seus objetivos estão conhecer mais o público de sua clínica, descobrir as suas eventuais necessidades, em que plataforma estão, suas demais particularidades, e assim confeccionar a sua persona.

É através dessas informações que se consegue segmentar a estratégia que será usada para captar os seus clientes em potencial, levando em conta o ponto em que o negócio está localizado, e os recursos de divulgação físicos e digitais.

Documentação necessária

Outra preocupação para tirar o negócio do papel de vez é a documentação. É fundamental que a documentação esteja segundo o exigido e estabelecida de acordo com as formalidades legais para que você tenha a permissão de abrir a sua clínica.

Dentre os documentos necessários estão o contrato social, inscrição estadual, registro na junta comercial e registro autônomo e INSS se for o caso. Para obter as informações e conhecer as formalidades requeridas entre em contato com o Conselho Regional de Odontologia – CRO.

Demais instituições que você precisa estar de acordo com a vigilância sanitária, o Governo Estadual; com a Portaria, e a prefeitura de seu município.

Portanto, abrir uma clínica odontológica está diretamente associado ao planejamento e a preparação da documentação necessária, construir a sua clínica sob uma base fortalecida faz com que ela cresça no mercado em segurança. É com uma boa sustentação que se pratica um bom gerenciamento futuro, a prova de crises e de custos adicionais.

 

Vinicius Calazans

Vinicius Calazans

Boas respostas
Estratégias e planejamento para mídias digitais.

Especialista em campanhas publicitárias e criação de conteúdo para redes sociais, marketing de conteúdo, especialista em otimização de busca para o Google e outros buscadores.

Estratégias para aumentar posicionamento de websites para a primeira página do Google.

Desenvolvimento de campanhas publicitárias no Facebook, Google, Instagram, Twitter, Pinterest e Youtube.
Campanha orgânica, links patrocinados e e-mail marketing.

SEO, Google ADS.

Controle de posicionamento da marca com base nos 4P's do marketing, suporte e criação de conteúdo para vídeos.

Elaboração de relatórios de análise para mídias digitais com controle e planos de ação de acordo com as oscilações do público da marca.

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