Os principais motivos que impulsionam a aquisição de lingerie são aqueles relacionados à “emoção da compra”. Um estudo do IEMI (Instituto de Estudos e Marketing Industrial), realizado no final de 2013, apontou que, embora o principal motivo de compra apresentado pelas respondentes tenha sido “substituir uma peça antiga” (27,9%), a soma das razões relacionadas à emoção totaliza 68,3% dos casos.
Movidas por sentimentos como querer se dar um presente, vontade de se sentir bonita e bem vestida ou sexy e sensual, na hora da escolha elas também requerem a presença de fatores como qualidade e design, sem eximir a necessidade de o produto oferecer conforto como atributo principal.
Embora também queiram encontrar preços mais baixos e bons descontos e promoções, liquidação não motiva o consumo de lingeries, que atualmente é de 7,6 peças per capita, por ano.
Perfil da consumidora
O perfil da consumidora de roupa íntima feminina, de acordo com esse estudo, pode ser determinado pelos seguintes aspectos principais:
- A maioria das consumidoras é jovem, na faixa etária entre 25 e 34 anos (30,6%);
- A maior concentração dos consumidores de roupas íntimas femininas (62,1%) está na classe econômica C, cuja renda familiar se situa entre R$ 2.712 e R$ 6.780 mensais (na data da pesquisa, o salário mínimo nacional era de R$ 678);
- A região que mais concentra as compradoras de lingerie (69%) é a Sudeste.
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Nota: o estudo contou com questões respondidas, voluntariamente, por 1.342 consumidoras de produtos de moda íntima, pertencentes a todas as classes sociais, com idade acima de 15 anos e residentes nas mais diferentes cidades do País. O universo de pesquisados proporciona uma excelente cobertura amostral e garante ótima representatividade aos resultados.