
O processo produtivo do artesanato
O processo produtivo de uma cadeia de peças de artesanato gera polêmica quando discutida, pois é considerado pelos próprios artesãos um dos principais gargalos para o aumento nas vendas e o desenvolvimento dos negócios.
Quando um pequeno artesão trabalha sozinho e vê sua demanda crescer, muitas vezes encontra-se impossibilitado de cumprir com todos os pedidos e de entregar em tempo hábil. A falta de planejamento e de visão empreendedora do negócio pode fazer com que uma oportunidade de alavancá-lo se transforme em um descrédito total diante dos clientes insatisfeitos com o serviço. Para evitar que o artesão se pegue nesta situação separamos algumas dicas que podem ajudá-lo no aumento da produção:
Caminhos possíveis – Há três caminhos possíveis para aumentar sua produção: fechar parcerias; integrar uma cooperativa de trabalho; ou ampliar sua produção.
Por meio da parceria e do associativismo, você contará com o apoio de outros artesãos para desenvolver os produtos, e assim conseguir atender a demanda. Nestes dois casos, você deverá negociar com os parceiros de forma que todos saiam ganhando com a venda dos artesanatos.
Para ampliar sua produção, você deverá comprar novas máquinas, se for necessário, e mais matéria prima e ainda contratar pessoal extra.
Antes de escolher o melhor caminho a se trilhar, analise suas possibilidades de gestão do negócio e disponibilidade de recursos. Também deve averiguar as cooperativas da sua região e se atuam na mesma área que você. Por outro lado, existem aqueles que já trabalham em grupo e tentam fazer com que o negócio se desenvolva com sucesso. Fato é que um processo produtivo grupal carece de produtividade e frequência de vendas que mantenha uma renda capaz de sustentá-los.
Artesãos de uma pesquisa de um grupo focal em São Paulo realizada pelo Sebrae concordam que o processo produtivo já melhorou muito, mas que ainda é necessário capacitação para novas melhorias. Algumas sugestões são levantadas aqui para que o processo do grupo possa se tornar mais sólido no mercado:
- É preciso ter organização para cumprir todos os acordos de vendas que são fechados;
- A organização, o apreço pela qualidade dos produtos e a entrega dentro do prazo prometido ao cliente trarão um aumento automático na demanda;
- Uma vez ampliada a demanda é necessário voltar o retorno para a qualificação de mão de obra, compra de maquinários, modernização, divulgação, etc.
Assim sabe-se que o processo produtivo terá um ciclo real de crescimento.
Procure o Sebrae mais próximo para auxiliá-lo no investimento de seu negócio e boas vendas: www.sebrae.com.br.
Deixe um comentário
Você deve fazer login ou registrar para adicionar um novo comentário.