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O prestígio dos presentes artesanais

O prestígio dos presentes artesanais

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Em uma pesquisa realizada para o Ministério do Turismo pela Fundação Getúlio Vargas na África do Sul durante a última Copa do Mundo, 52% dos viajantes entrevistados afirmaram que realizariam algum gasto com compra de presentes.

Esse indicativo, associado a outros como o crescimento do volume de turistas estrangeiros no Brasil e a projeção de aumento dos brasileiros viajando pelo País (leia O maior sonho dos brasileiros), fazem crer que os negócios em torno do varejo de presentes têm tudo para emplacar excelentes resultados com venda de artigos artesanais por ocasião do Mundial em 2014. Sugestão que, além de atender aos objetivos principais do comércio varejista que é atender à demanda de consumo, provém o negócio de uma atuação fundamentada em responsabilidade social.

Isso porque o artesanato tem adquirido uma importância crescente na recuperação e preservação da cultura popular e, também, no incentivo ao desenvolvimento econômico constituindo uma saída para a pobreza das regiões interiores. Essa afirmação abre o Relatório de Pesquisa do Perfil do Artesão do Vox Populi, (acesse clicando no título) – edição publicada no final de 2012-, na qual é possível conhecer o perfil dos participantes na Feira Nacional de Artesanato desde 2005.

Essa é, sem dúvidas, uma importante fonte de consulta para empresários que queiram prestigiar os presentes artesanais em seus estabelecimentos, haja vista o exemplo da Copa do Mundo da África de 2010, onde bonecos de madeira dos jogadores do Mundial foram comercializados numa região nobre de Johanesburgo como souvenires de luxo. Também é uma rica fonte de consulta para aqueles que almejam estabelecer um negócio com foco exclusivo no artesanato local. A partir do Relatório é possível conhecer um pouco do mix de produtos oferecidos por artesãos, não só de Minas, mas de todo o País já que a Feira agrega expositores de todas as regiões brasileiras.

Uma Ideia de Negócio para 2014

A Loja de Artesanato Regional – Ideia de Negócio para 2014, que o Portal Sebrae 2014 disponibiliza em seu endereço – destaca as cooperativas como fonte de mercadorias para lojistas.  O grupo Gente de Fibra nascido em Minas há 15 anos, resultado de uma ação cooperativa idealizada e estimulada pelo artista plástico Domingos Tótora, tem sido referência por contribuir para o fortalecimento econômico da comunidade onde se situa, gerando renda e colocando no mercado produtos de qualidade que têm recebido prêmios e reconhecimento nacional e internacional.

Essa Cooperativa produz peças de decoração em papel Kraft e fibra de bananeira e a maior parte dos produtos é comercializada em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, mas muitos deles ultrapassam as fronteiras brasileiras. Peças já foram exportadas para Argentina, Portugal, Itália, Espanha, França, Alemanha, Estados Unidos, Canadá e China.

O projeto, que faz parte da Cooperativa Mariense de Artesanato, é um dos que recebem apoio do Sebrae-MG. A vigorosa atuação do Sebrae no segmento de artesanato tem, além de todos os benefícios diretos aos próprios artesãos, a potencialidade de gerar a transversalidade entre os negócios atendidos pela unidade.

A transversalidade se dá por meio de ações que integram grupos de interesse, como a realização de encontros de negócios ou a viabilização para que compradores participem de feiras e eventos nos quais os ofertantes dos produtos que comercializa expõem suas marcas. Esta é, aliás, uma das dicas dos especialistas da publicação Ideias de Negócios:

“O empreendedor precisa estar atento a questões relativas ao mix de produtos. É importante conhecer a concorrência e participar de feiras e eventos dos setores de turismo e artesanato, identificando fatores que agreguem valor ao negócio. A empresa deve buscar produtos inovadores e que utilizem materiais inusitados. Neste sentido, é importante pesquisar sobre o perfil do turista que visitará a região durante os eventos esportivos e buscar inspiração nos eventos similares que ocorreram em outros países.”

Esta publicação ressalta que, além dos presentes para familiares e amigos, peças de decoração também são muito valorizadas. São várias opções como vasos, pratos, jarras, talhas, ânforas e similares, tapeçarias, peças em madeira, pet, vidro, metal, entre outros produtos, que podem vir a atender à demanda desses 50% dos turistas da Copa do Mundo FIFA 2014 com potencial de compra de produtos que sirvam como recordações dos bons momentos vividos em suas viagens.

Clique aqui para conhecer saber mais sobre Tendências e Oportunidades; Canais de comercialização; Estrutura; Localização; Equipamentos; Tecnologia; Pessoal; Custos; Capital de giro; Fontes de recursos; Planejamento financeiro; e Legislação geral e específica. O documento traz também feiras e eventos e sites úteis, além de preciosas dicas de especialistas.

 

 

 

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http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

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