CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O potencial de mercado da “Internet de Todas as Coisas”

O potencial de mercado da “Internet de Todas as Coisas”

Imagine que dentro de sete anos, em 2020, existirão mais de 50 bilhões de objetos conectados à internet. Agora, imagine que todos esses objetos conectados transmitirão dados e informações em tempo real pelo mundo todo. Pois, sim, pare de imaginar porque se ainda não percebeu, esta realidade já existe.

A diferença entre hoje e os próximos anos é que atualmente estão conectados apenas 10 bilhões do universo de 1,5 trilhão de componentes em todo o mundo.

A realidade de hoje, aliás, que já está movimentando o mercado mundial. As empresas que estão assumindo a dianteira da chamada “Internet das Coisas” deverão lucrar US$ 613 bilhões somente neste ano.

O tamanho deste mercado? Gigantesco. Pelos cálculos da Cisco –  líder mundial em redes para a internet e fonte de todos esses dados – 99,4% dos objetos físicos que poderão vir a integrar a Internet de Todas as Coisas em 2020, atualmente, ainda estão desconectados.

Veja o rápido crescimento do número de componentes conectados à internet:

Internet de todas as coisas_Tab

A Cisco estima que havia cerca de 200 milhões de componentes conectados à Internet no ano 2000. Estimulados pelos avanços da tecnologia móvel e pela tendência de múltiplos dispositivos (BYOD), entre outros, esse número subiu para aproximadamente 10 bilhões hoje.

Nos próximos anos, a empresa calcula um potencial de negócios da ordem de US$ 14 trilhões para a ‘Internet de Todas as Coisas’, entre os quais já estão contabilizados nas cifras deste ano.  O valor (baseado no presente líquido) não é o tamanho do mercado de Internet ou do mercado total que pode ser abordado, mas uma previsão do valor de possíveis resultados que podem ser criados ou que migrarão entre empresas e setores mundialmente, com base em suas capacidades de usar a Internet de Todas as Coisas na próxima década.

Esse valor inclui mudanças de benefícios entre empresas concorrentes em um setor, mudanças de benefícios entre diferentes setores, crescimento de receita inédito resultante da inovação, redução de custos gerada por processos mais eficientes e permissões para custos de implementação. Não inclui: a extensão de perdas em empresas que não se transformam, benefícios para o consumidor ou o governo, benefícios sociais e estimativas de valor para o risco reduzido de operações.

A Cisco estima que 59% do valor em jogo será um novo valor resultante da inovação da tecnologia e 41% serão gerados por empresas que ganham participação no mercado em relação à concorrência.

Seu negócio estará pronto?

Se hoje as pessoas estão conectadas por meio de computadores e smartphones, em breve farão conexão por meio do próprio vestuário. De aparelhos, como óculos e relógios, a peças de roupas e sapatos. Diante de um cenário tão amplamente tecnológico, nesta escala e velocidade sem precedentes, todo e qualquer segmento de negócio precisará buscar elementos específicos para compreender qual o verdadeiro impacto de tudo isso em seu ambiente empresarial.

Pois é hora de começar a refletir sobre qual será a expectativa da experiência de compra de clientes que terão, em casa, uma rotina na qual seus despertadores, além de alertá-los das tarefas do dia, avisarão à cafeteira que eles estão prestes a acordar e que é hora de elas começarem o preparo do café deles. Enquanto suas geladeiras os notificarão quais itens precisam ser comprados e até providenciarão o pedido junto ao fornecedor, para que eles apenas se dirijam ao drive-thru a fim de recolher os produtos. Estes que já estarão pagos, por meio do acionamento de um dispositivo entre a geladeira e sua conta bancária ou cartão de crédito.

Quer saber mais sobre o mundo digital, acesse a página eletrônica:

Quer saber mais sobre o setor de tecnologia da informação, acesse:

 

Deixe um comentário

Sobre Sebrae RespostasDeixa eu ver qual é

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga