CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O pão nosso cada dia mais sustentável

Identificar de oportunidades para racionalizar o processo produtivo, reduzir os desperdícios e aumentar a produtividade tem sido a tônica do setor de panificação. São medidas de ecoeficiência como essas que podem fazer empresas aumentarem os lucros, ao mesmo tempo em que ficam vigilantes em relação ao meio ambiente.

No bairro do Cajueiro, em Recife, a Capibaribe Delicatessen está contabilizando resultados positivos, depois de investir no reposicionamento do negócio e aderir a princípios de sustentabilidade. Veja:

  •  As medidas adotadas promoveram mudanças na estrutura do empreendimento, adaptações nos equipamentos, controle e reciclagem de insumos, diversificação dos produtos oferecidos (que já atingem 150 itens) e campanha de conscientização ambiental junto aos clientes.

 

  • A área de produção da confeitaria foi ampliada, facilitando o trabalho dos empregados e tornando mais ágil a fabricação dos produtos. As máquinas de fazer pão foram adaptadas para evitar o desperdício da farinha de trigo. Com esta ação, a economia é de pelo menos 15% da matéria-prima.

 

  • O uso do óleo para fritura também passou por mudanças. As latas convencionais de 900 mililitros foram substituídas por baldes de 15 quilos. Além disso, é adicionada água na fritura, o que reduziu ainda mais o uso do óleo e tem como efeito prático a produção de alimentos mais saudáveis. Além disso, todo o óleo, cerca de 50 litros por mês, é vendido a uma empresa recicladora que o transforma em sabão.

Pão_1_Meio

As iniciativas permitiram a renovação da padaria e um aumento nas vendas em cerca de 20%. O estabelecimento contou com o apoio do Sebrae-PE, ao participar de um projeto de gestão ambiental que tem o objetivo de deixar as panificadoras de Pernambuco mais ecoeficientes.

 

Eficiência Energética

A ecoeficiência é tema prioritário nas ações do Sebrae. Por isso, o Programa Sebrae de Eficiência Energética, de abrangência nacional, foi criado para atender às micro e pequenas empresas com a implantação de metodologias para desenvolvimento de projetos de eficiência no uso de energia. Por meio dele, mostra-se como a empresa usa a energia, tornando possível identificar a necessidade de ações para racionalizar e otimizar o uso, além de reverter situações de desperdício.

As unidades estaduais, por meio de seus projetos, podem oferecer apoio à implementação de ações como:

1-    Reduzir a utilização de matérias-primas;

2-    Reduzir a utilização de energia;

3-    Reduzir a produção de resíduos;

4-    Aumentar a utilização de materiais recicláveis/reciclados;

5-    Maximizar a utilização de recursos renováveis;

6-    Aumentar a durabilidade de produtos;

7-    Aumentar a qualidade dos produtos e serviços.

Vale destacar que, com as mudanças na estrutura, a Capibaribe Delicatessen passou a contar com uma área de 110 metros quadrados, onde, além da confeitaria, serve café da manhã, almoço e jantar.

O fato é que essa proposta, que inclui alimentação pronta para o consumo, vem ganhando força no setor desde que se percebeu o aumento da demanda em função do estilo de vida dos consumidores brasileiros. Não é para menos: o food service, atualmente, participa com aproximadamente 36% do faturamento do setor de panificação. A criação de áreas para café, restaurantes, lanchonetes, produtos assados na hora, além de novos produtos e variações de receitas vem fazendo com que as padarias se tornem “Centros Gastronômicos”, capazes de receber e suprir os clientes em vários de seus momentos de compra.

Mesmo tratando-se, na maioria, de pequenos negócios e geralmente familiares, as padarias brasileiras precisaram assumir também o desafio de aderir a novos formatos, sistemas e processos de gestão, como a aceitação de meios de pagamento eletrônicos. Também é preciso atender às exigências crescentes do consumidor quanto a serviços melhores, mais bem prestados e mais rápidos, e quanto a um mix de produtos mais sortido, com alto padrão de higiene e maior padrão de qualidade.

Leia também Panificação e confeitaria – um mercado em expansão – para saber sobre o desempenho do setor.

Saiba mais sobre Eficiência Energética, clicando aqui.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga