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O mercado brasileiro da cerveja e a retração no consumo

O mercado brasileiro da cerveja e a retração no consumo

Não é novidade que os preços de diversos produtos no Brasil estão nas alturas. Nem a cerveja, um dos produtos mais consumidos pelos brasileiros, escapou da alta de preços. Em 2021, a cerveja consumida em casa ficou 8,7% mais caro enquanto o consumo fora de casa (bares e restaurantes) ficou 4,8% mais caro. Isso provocou uma redução natural do consumo.

Os fatores mais relevantes da alta de preços, sem dúvida, foram dois eventos: a pandemia (COVID-19) e a guerra da Ucrânia com a Rússia. Esses dois eventos, por si só, afetaram sobremaneira as leis de mercado (oferta e procura), pressionando os preços das commodities para cima. No caso da cerveja, a França, Ucrânia e Rússia são os maiores players exportadores de cevada, uma das matérias-primas necessárias na produção da bebida.

O impacto no preço da cerveja é decorrente dos principais insumos que não encontramos em quantidade suficiente no Brasil, os quais dependemos de fornecedores externos, é o caso da cevada, malte e lúpulo, este último é 100% importado.

Fonte: BBC News Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-60866162. Publicado em 26/03/2022.

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