Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

O Marketing para as Micro e Pequenas Empresas (MPE)

O conceito de marketing não pode ser reduzido a vendas

Daniel Portilho Lugão
Da Unidade de Acesso a Mercados

Em suas primeiras linhas, o livro de Kotler (Administração de Marketing), considerado como a bíblia do marketing afirma: “Finanças, operações, contabilidade e outras funções de negócios não terão sentido se não houver uma demanda para os produtos e serviços suficiente para que a empresa obtenha lucro. Para que se alcance um resultado, alguém tem de colocar as coisas em andamento.”

Infelizmente, sabemos que não é desta forma que enxergam os empresários, bem como grande parte da sociedade. Geralmente o conceito de marketing é simplificado como tratando apenas de vendas, sendo que isto é apenas uma pequena parte.

Como a empresa se apresenta nos detalhes faz a diferença.

A forma como um porteiro ou um manobrista fala quando os clientes chegam, as roupas e limpeza dos ambientes, a preocupação em ser excelente, entre outros, são fatores norteados pela razão de existir de todas as organizações: suprir as necessidades da humanidade. O marketing faz com que se torne tangível o intangível, satisfazendo pontualmente as necessidades de cada nicho, seja no linguajar de um vendedor, cor e forma de uma embalagem, cheiro de um ambiente ou status que um produto proporciona. Graças ao esforço do marketing, as organizações conseguem velejar nas ondas constantes das necessidades dos clientes, proporcionando um relacionamento sustentável, se bem gerenciado. Tudo isso visa, afinal, aumentar a expectativa de vida da organização e lucro.

You must login to add a comment.

Posts relacionados