É inegável que a cada dia que passa, a tecnologia se faz mais presente em nossa vida. Hoje está à distância de um clique do seu celular, por exemplo, realizar operações bancárias, solicitar um almoço, conhecer pessoas que moram do outro lado do mundo e fazer uma faculdade.
Seja para o que for, sem dúvidas, a transformação digital chegou para mudar nossas vidas. E não somente o futuro será digital, como o nosso presente já o é.
Pense só na vasta gama de atividades que você realiza apenas em seu dispositivo móvel. O fato é que viemos percebendo que temos o mundo na palma da nossa mão, à distância de (literalmente) um clique.
Mas será mesmo que tudo irá virar um aplicativo ou um dispositivo tecnológico capaz de levar os locais físicos a extinção, ou ao menos a uma grande redução? Fortemente presente no meio digital ofertando serviços de Cloud Gerenciado, nós da ISBRASIL gostaríamos de convidar você para esta reflexão.
Aceita nossa proposta? Então, boa leitura!
Omnichannel: você sabe o que significa este termo?
Sem sombra de dúvidas, com o avanço desenfreado das novas tecnologias digitais foi necessário que as empresas se submetessem a “nova realidade” de forma rápida. E dentre as tendências mais evidentes dos últimos anos, a integração dos processos de compra por canais variados (físicos e/ou online) é o verdadeiro e incontestável futuro.
O termo omni significa “todos” em latim, e channel é “canal” em inglês. Ou seja, em tradução significa algo como “utilizar todos os canais”. Refere-se, portanto, à integração de diferentes meios utilizados por uma empresa com o objetivo de proporcionar a melhor experiência do cliente tanto online quanto offline.
A máxima da metodologia consiste em começar a compra em um canal e terminá-lo em outro, com um ganho sempre pensado no cliente. E esta é uma tática comprovadamente eficaz para aumentar vendas, reforçar a imagem da marca e melhorar o relacionamento com o cliente.
A Amazon é talvez o exemplo mais emblemático quando falamos em omnichannel. A empresa que nasceu no mundo digital vendendo apenas livros, hoje em dia vende um pouco de tudo, tanto em sua loja virtual quanto em suas lojas físicas nos Estados Unidos: Amazon Go (loja de conveniência), Amazon Go Grocery (mercearia), Amazon 4-Star (lojas com os produtos mais populares do e-commerce) e Amazon Books (livraria).
E no Brasil não é diferente…
Grandes varejistas como Magazine Luiza, Lojas Americanas e tantas outras continuam mantendo sua presença física, enquanto expandem seus impérios cada vez mais no ambiente digital. Desta forma, os consumidores podem optar por iniciar a compra no aplicativo da empresa e pedir para retirar o produto na loja física ou vice-versa. As possibilidades são diversas!
Ademais, algumas empresas de vestuário, como as Lojas Renner, por exemplo, já permitem que seus consumidores finalizem a compra no vestuário junto ao funcionário sem ter que encarar as longas filas de caixa.
Mas esta tendência não é exclusiva apenas para o varejo. Outros setores também já compreendem a importância da omnicalidade (omnichannel) para o futuro, como o segmento bancário, o alimentício e até o educacional.
Frente a isso, é inegável afirmarmos que cada vez caminhamos para um futuro digital. Contudo, a experiência física, o atendimento humanizado e presencial e as várias possibilidades de transitar por canais de acesso variados é o que realmente forma o futuro.
E você, concorda com essa tendência de misturar os mundos digital e físico? Já vivenciou esta experiência por conta própria? Nós da ISBRASIL — especialista em Hospedagem de Site — queremos ouvir nossos leitores. Compartilhe sua opinião conosco!