CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O engraxate que virou empresário de sucesso

O engraxate que virou empresário de sucesso

Dono da única empresa brasileira fabricante de papel de parede, José Eduardo Trindade conta como venceu multinacionais do ramo
Foto: Divulgação
Experiência não falta a José Eduardo Trindade, o bem sucedido empresário
de 78 anos que no último domingo comemorou os 45 anos da Bobinex, a
única fabricante nacional de papel de parede. Trabalhando há 69 anos, o
paulista de São Simão tem muitas histórias para contar. Aos nove anos
veio morar na capital com os pais e oito irmãos. “Ao chegar, fui pedir
trabalho numa sapataria.” Assim, aos nove anos, começou no batente. “Fui
engraxate, verdureiro, office boy e faturista”, diz. Nesse meio tempo,
Trindade estudava à noite e, em paralelo, jogava futebol no Palmeiras.

Ao completar 21 anos, já comandava uma equipe de 120 pessoas
como gerente geral de vendas de uma empresa de etiquetas adesivas. Mesmo
assim, não estava satisfeito. “Eu queria comprar uma casa para minha
mãe. Fui pedir aumento e não obtive, então resolvi montar meu próprio
negócio”, recorda. Primeiro, criou uma empresa de adesivos, que não deu
certo. Depois, junto com um dos irmãos, teve uma companhia de
embalagens. “A partir desse negócio comprei a Bobilinea, que batizei
como Bobinex, em 1967.”

Ao longo de 45 anos como empresário, Trindade teve como concorrentes
quatro multinacionais e cinco empresas nacionais. “Há oito anos a
Bobinex não tem mais concorrentes no País. Nós sobrevivemos porque
inovamos, criando também fitas de borda para o setor moveleiro e uma
placa de papel que lembra fórmica e dá um ótimo acabamento aos móveis.”
Hoje, sua empresa produz 50 mil rolos de papel de parede por mês e
distribui seus produtos para mais de três mil pontos de revenda.

Segundo Trindade, para ser um empresário bem sucedido é preciso
ser objetivo, saber onde quer chegar e sempre perguntar Por que? Como?
Quanto custa? “Também tem de trabalhar muito, porque a sorte premia quem
está em busca. Ela vem quando você faz por merecer.”

Fonte: Estadão PME
Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae