CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

O empurrãozinho que faltava

Por Osmar Rossato, da Unidade de Acesso a Mercado e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional 

A academia Bodybuilder, localizada na Vila Industrial, em Toledo, no Paraná, apesar de ter apenas um ano e meio de existência, está em seu quarto endereço devido às constantes necessidades de expansão.

A academia começou com um investimento de R$ 2.000,00, poucos equipamentos e uma estrutura mínima, onde trabalhavam o empresário Toni Bledow e sua mulher, Francielle Luisa Sartor Bledow. Em pouco tempo, o número de clientes chegou a 200. Então, Bledow percebeu a necessidade de aumentar sua estrutura e adquirir novos equipamentos, mas não contava com capital próprio.

 

Foi aí que decidiu buscar crédito para alavancar sua empresa. Mas, esse trabalho não foi fácil. O empresário conta que percorreu diversas instituições financeiras atrás de crédito, mas todas as respostas eram negativas, pois, como pré-requisito, era exigido pelo menos um ano de funcionamento, além de outras garantias.

Olhando uma revista da Associação Comercial de Toledo (Acit), ele deparou com o anúncio da Garantioeste, uma Sociedade Garantidora de Crédito (SGC). Decidiu procurar imediatamente tal instituição e, após os processos de entrega e análise da documentação, recebeu o primeiro aval emitido pela Garantioeste. O valor do crédito recebido foi de R$ 7.000,00, que poderiam ser utilizados para investimento em novos equipamentos.

Bledow definiu esse acesso ao crédito como “o empurrãozinho que faltava”, pois, atualmente, a academia tem aproximadamente 900 alunos ativos e gera emprego para seis colaboradores, além do controle todo informatizado e gestão de acessos por meio de catracas.

A oferta de serviços também aumentou, contando agora com musculação, aulas de jumping, jiu-jitsu e luta livre. Devido a esse crescimento, a Bodybuilder já desenvolve projetos sociais com patrocínio de atletas locais nas modalidades de motocross e jiu-jitsu. Hoje, a necessidade de uma nova expansão já está batendo à porta, comemora Bledow.

O caso elucida a teoria de Shumpeter, na qual o crédito, quando incumbido da função de capital, tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico, denominado por ele como alavanca ou catapulta para o desenvolvimento. Ainda de acordo com essa teoria, o crédito tem a função de criar poder de compra para o empresário, possibilitando a ele antecipar bens antes de ter adquirido direito normal a eles, isto é, confiar ao empresário forças produtivas

O crédito é essencialmente a criação de poder de compra com o propósito de transferi-lo ao empresário, mas não simplesmente a transferência de poder de compra existente. A criação do poder de compra caracteriza, em princípio, o método pelo qual o desenvolvimento é levado a cabo num sistema com propriedade privada e divisão do trabalho. Através do crédito, os empresários obtêm acesso à corrente social dos bens, antes que tenham adquirido o direito normal a ela. Ele substitui temporariamente, por assim dizer, o próprio direito por uma ficção deste. A concessão de crédito opera, nesse sentido, como uma ordem para o sistema econômico se acomodar aos propósitos do empresário, como um comando sobre os bens de que necessita: significa confiar-lhe forças produtivas. (Schumpeter, Joseph Alois. Teoria do Desenvolvimento econômico, Os Economistas – 1997, p. 111).

O case da Academia Bodybuilder elucida a função e a importância de uma SGC na promoção do acesso ao crédito às micro e pequenas empresas, mostrando, também, a missão de uma garantidora de crédito sendo levada ao seu estado da arte, proporcionando desenvolvimento local por meio da geração de emprego e renda.

Foto: Osmar Rossato 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae