Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

O crescimento do mercado de esoterismo no Brasil

O crescimento do mercado de esoterismo no Brasil

O mercado de esoterismo teve sua explosão no Brasil nos anos 1980. Representado, no passado, pela imagem de videntes, tarólogos e astrólogos, o segmento se desenvolveu e se diversificou, tornando-se um ramo forte, imune mesmo às crises econômicas.

Segundo a revista Istoé, em artigo postado em 2009, profissionais do setor relataram, no mesmo ano, crescimento de 10% a 15% das atividades. Leia a matéria aqui. Após o declínio do segmento nos anos 1990, devido ao excesso de charlatanismo, os empresários do esoterismo relatam que credibilidade é fundamental para se manter no mercado atual. 

 

Atendendo a consumidores que, cada vez mais, cobram profissionalismo e coerência de quem presta estes serviços, o esoterismo voltou forte, trazendo uma nova geração de profissionais. Dedicados aos estudos e recusando fazer promessas mirabolantes, os novos empresários do ramo oferecem mais credibilidade aos seus clientes.

Assim, o mercado esotérico hoje, não só atende a indivíduos que buscam saber mais sobre suas características pessoais e profissionais, mas também a empresas dos mais diferentes setores, interessadas nas predições e variações do mercado. 

Internet e esoterismo

O advento da internet trouxe mudanças positivas para o mercado de esoterismo. Seu ápice aconteceu no início dos anos 2000, quando surgiram os primeiros portais oferecendo interpretações e leituras gratuitas. Renomados empresários do setor, garantem que até 60% do seu público atual é oriundo da internet. 

Com um público mais exigente e mais alerta ao charlatanismo, apenas profissionais dedicados conseguem se fortalecer e manter um negócio sólido.

O setor editorial também viu no esoterismo, chance de crescimento, aumentando significativamente a quantidade de material publicado sobre o tema e atingindo um público vasto.

O uso das plataformas modernas trouxe uma necessidade de mudança nos métodos tradicionais, bem como a inclusão de novos personagens e padrões, o que vem melhorando a relação do público com o esoterismo. 

O Tarot na linha de frente das mudanças 

 

Os empresários do tarot estão entre os que inovaram as formas de atendimento. A criação de plataformas de consulta online, como o Tarot Online, fez com que o tarot se tornasse mais popular e acessível. 

O deck Smith-Waite, o mais popular do tarot, foi criado em 1910 e se mantém até hoje como o mais utilizado. Porém, por ter uma essência mutável, o tarot se adapta aos povos e a quem está manipulando as cartas, estando sempre suscetível à mudanças. 

Parte da nova geração de tarólogos discorda de alguns aspectos do Smith-Waite, e destaca a importância da contemplação das novas vozes que se levantam no mundo contemporâneo. Eles alegam que o ‘clássico’ se renova naturalmente com o tempo, e defendem novas interpretações.

Movimentos americanos se preparam para lançar novos decks de tarot que celebram as diferenças e incluem pessoas reais entre os personagens, como negros, gordos e queers.

Tarólogos mais tradicionais, no entanto, discordam das mudanças, alegando que o que atrai as pessoas é justamente o significado e origem das imagens e do conteúdo do tarot. A mudança vem gerando reflexão e debate, sob o argumento da importância da conexão das pessoas com o deck de cartas.

Em meio às discussões e adaptações, o tarot vem se estabelecendo na linha de frente das mudanças no mercado de esoterismo, contribuindo fortemente para o crescimento do setor e atingindo um público cada vez mais variado. 

You must login to add a comment.

Posts relacionados

Por que ter uma conta PJ?

NOMES PARA CANAL DO YOUTUBE