CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Novos rumos da vitivinicultura brasileira

Novos rumos da vitivinicultura brasileira

062

A BBC Brasil noticiou que a Grã-Bretanha – o maior importador de vinho no mundo e terceiro maior importador de vinhos brasileiros – tem demonstrado maior interesse pelo vinho brasileiro. É por causa da Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 que, acreditam as importadoras britânicas, haverá mais facilidade de introduzir rótulos brasileiros naquele mercado e apostam que o vinho vá cair no gosto dos locais.

O projeto Wines of Brazil – uma parceria entre o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações (Apex) – espera que, em 2013, as exportações para a Grã-Bretanha tenham superado em 50% as do ano anterior, quando foram vendidos 94,6 mil litros, o equivalente a US$ 400 mil.

Da mesma forma que a produção mundial vai mudando de endereço, a importação mundial também. Em 2011, a Holanda foi o país que mais comprou vinho brasileiro. Em 2012, foi a Rússia. A China também é um país que se destaca nesse contexto.

Até 2010, não tinha grande importância para o Brasil, mas nos dois últimos anos passou a integrar o primeiro lugar quando o assunto é exportação de vinho fino engarrafado. Só em 2012, a alta em relação ao valor exportado em 2011 foi de 66%, chegando aos 621 mil dólares. Já em termos de volume, a melhora foi de 59%.

 

Apoio para internacionalização das empresas

Para o SEBRAE, o processo de internacionalização envolve a exportação, mas não só ela. Além de promover a atuação sustentável de pequenos negócios brasileiros no mercado externo, significa também torná-las mais competitivas no mercado interno, onde a disputa com produtos e empresas estrangeiras está cada vez mais acirrada.

O processo de importação também está entre as perspectivas de apoio, visando a realização de acordos de parcerias com empresas no exterior para vender para terceiros e fornecimento de produtos e compra de tecnologia.

 

Atualize-se, busque mais informações sobre o crescente setor da viticultura, acesse: http://www.sebrae.com.br/setor/fruticultura/o-setor/vitivinicultura

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae