O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) lançou no final de 2013 um programa de apoio a investimentos em design, moda e fortalecimento de marcas para atender a treze cadeias produtivas:
- Têxtil e Confecções;
- Calçadista;
- Moveleira;
- Higiene Pessoal;
- Perfumaria e Cosméticos;
- Utilidades domésticas;
- Brinquedos;
- Joias;
- Relojoeira;
- Embalagens;
- Eletrodomésticos;
- Revestimentos Cerâmicos.
O BNDES Prodesign, com vigência até 31/12/2015 e orçamento de R$ 500 milhões, que, de acordo com o Banco, tem um dos mais baixos custos de crédito, financia:
- Despesas relacionadas à pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos, embalagens, processos e serviços, modelagem, prototipagem, desenho industrial e design de moda, inclusive mão-de-obra e materiais necessários, associados à ergonomia, concepção, conforto e estilo;
- Aquisição de softwares desenvolvidos no país e serviços correlatos, obedecidos aos critérios estabelecidos no programa BNDES Prosoft Comercialização.;
- Despesas com treinamento, participação em feiras e eventos, no Brasil ou no exterior, e capacitações gerencial, técnica e de apoio operacional;
- Estudos, consultorias, projetos de certificação e registros no INPI;
- Gastos com compra, absorção ou adaptação de tecnologia e demais direitos de propriedade intelectual, desde que não impliquem em remessa de divisas, e exceto quando relativas a empresas pertencentes ao mesmo grupo econômico do beneficiário;
- Aquisição de máquinas e equipamentos novos, produzidos no País, constantes do Credenciamento de Fabricantes Informatizado – CFI do BNDES, exclusivamente para desenvolvimento, prototipagem, testes e ensaios;
- Aquisição de máquinas e equipamentos importados novos, sem similar nacional, exclusivamente para desenvolvimento, prototipagem, testes e ensaios;
- Infraestrutura para o desenvolvimento, prototipagem, testes e ensaios, inclusive suporte ao desenvolvimento de produtos, serviços e processos, obras civis, montagens e instalações e móveis e utensílios;
- Investimentos em marketing associado, inclusive elaboração de marcas, logotipos, estudos de mercado, planejamento de campanha publicitária e introdução de novos produtos no mercado (exceto gastos com mídia);
- Móveis e utensílios para atividades de elaboração, desenvolvimento e aprimoramento de produtos e marcas;
- Moldes industriais.
Saiba mais informações, como prazo do financiamento, valor mínimo de apoio e como encaminhar o pleito, acessando aqui.
O Design, como elemento fundamental de acesso a mercados, está presente em todas as áreas da empresa e em todos os elementos que fazem a comunicação com o mercado, podendo ser inserido de inúmeras formas.
O mapa abaixo localiza principais polos, apontando os setores com maior potencial, a partir das oportunidades referentes à Copa do Mundo FIFA 2014 e aos Jogos Olímpicos de 2016.
O trabalho, realizado pela Competitiveness, mapeou as oportunidades nas fases pré, durante e pós-eventos, por demanda da APEX-Brasil e do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior (MDIC).
O SEBRAE há muito tempo apoia pequenos negócios na inserção do design. Busque a unidade de atendimento mais próxima sobre as formas de apoio. Acesse mais conteúdo sobre o tema em: