CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Novas Tendências para o mercado de Transporte de Veículos

O ano de 2020 trouxe diversos desafios para o mundo inteiro, sua sociedade, meios profissionais e econômicos. O Covid-19 transformou os hábitos e rotinas das pessoas, e todos tiveram que se adaptar.

O meio de logística e transportes por exemplo, sofreu um impacto, mas ao mesmo tempo se tornou uma grande saída para empresas que passaram a investir em serviços e vendas online. Ou seja, deram uma continuidade linear e mais “normalizada” para o dia-a-dia, evitando com que o comércio parasse.

Com esse cenário, o setor de transporte de veículos se desenvolveu e evoluiu de uma forma mais rápida, pondo em prática novas tendências e fazendo com que a tecnologia, a automatização e a redução de custos neste meio avançasse.

O investimento do setor de transportes no Brasil em meio a pandemia

O sistema logístico de nosso país é moderno e oferece diversos modelos de serviços, a maioria ágeis, assertivos e com bons resultados, e por conta disso, é necessário que os profissionais da área sigam procurando novos investimentos para esse segmento, pois é fundamental ter um sistema com tecnologia sempre à frente. Conheça algumas tendências em alta a seguir.

Robótica e tecnologia integrada nos sistemas

A robótica é uma realidade, e essa tecnologia ajuda em alguns serviços específicos, como o mapeamento e a autonomia de processos, gerando maior eficiência nas etapas e reduzindo riscos e falhas.

O uso da inteligência artificial ajuda em:

  • Redução de danos
  • Aumenta a eficiência no trabalho
  • Otimiza as metodologias
  • Aumenta a precisão e a atividade dos serviços

Por exemplo, um processo que ainda é feito de modo manual é a roteirização, e com a robótica, é possível melhorar os trajetos de rotas, entregas e coletas, deixando-a mais qualificada e assertiva com a programação modernizada e softwares próprios.

Machine Learning e Big Data para Transportadora de Veículos

Outra tendência relacionada ao meio tecnológico é a execução de Machine Learning e Big Data, que são elementos utilizados para o desenvolvimento de empresas e atuam na coleta de dados para otimização de seus sistemas por inteiro.

Esses sistemas tecnológicos coletam informações, modificam e baseiam seu comportamento de modo autônomo, para que passem dados relacionados as suas próprias experiências, definindo as melhores estratégias possíveis, como otimização de trajetos, o número de frotas necessárias para os próximos dias, além de análises de endereços e informações necessárias.

Essas ferramentas de trabalho se tornaram essenciais para um bom desenvolvimento da empresa, pois entregam informações completas, com um risco quase inexistente de erros, pois a interferência humana nesses sistemas é mínima.

Aprimoramento na tomada de decisões

Segundo estudos de 2019, do Fórum Econômico Mundial, uma ferramenta que será cada vez mais útil para tomadas de decisões mais assertivas, é o Analytics, um serviço gratuito da Google que capta dados, estatísticas e informações sobre o tráfego das páginas online, e ajuda na resolução de problemas e otimização do usuário para se posicionar melhor na rede.

O Big Data decifra e organiza esses processos, gera dados e insights, e o Analytics ajuda na decisão sobre alocações de recursos e investimentos mais eficazes no momento para cada estratégia.

Com a tecnologia, é possível ver claramente as necessidades de reajustes de etapas, operações e os resultados mais efetivos que devem ser preservados, e atua diretamente em todos os procedimentos de modo pontual e matemático.

Inovação no atendimento ao cliente

Assim como todas as operações técnicas se modernizaram, os clientes também seguiram uma evolução, e atualmente, buscam as mesmas informações em todos os canais, sejam eles offline ou on-line.

Esse novo formato de consumidor chama-se Omnichannel, e ele espera que todas as promoções, preços e serviços da empresa sejam iguais, principalmente a qualidade do transporte e como a mercadoria será movimentada até o destino final.
Para isso, é a inovação e tecnologia se faz necessário para ajustar os processos fiscais, de certificação e regulamentação, ajustar entregas personalizadas de fretes e customizar o atendimento do cliente com excelência até o fim de sua compra, em todas as redes e canais possíveis.

A exigência do consumidor está maior, então ele quer diferenciais. Ele buscará referências sobre a empresa, entender como é o atendimento da mesma, e quando tiver confiança, estreitará a relação e investirá na transportadora, acreditando que fez a melhor escolha.

Mais investimentos na qualidade de serviço, desde o início até o consumidor final

Mais um elemento importante para o relacionamento com o consumidor, é entender que todos os profissionais de uma transportadora de veículos caracterizam o perfil da empresa, ou seja, eles são a personificação da mesma.

Por isso, independente do cargo de cada um, todos os funcionários devem ser treinados e qualificados com excelência, para que o desempenho em toda sua extensão seja satisfatório para o consumidor final. Então, é importante capacitar todos os colaboradores e prepará-los técnica e psicologicamente para todas as situações.

O desenvolvimento do mercado logístico e de transporte em 2020

Os aspectos mais importantes a serem focados são: na modernidade da tecnologia e dos consumidores. Os dois se modernizaram e começaram a desenvolver novas tendências, que não serão passageiras, e sim, boas práticas para a modernidade de nossa sociedade.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. Você pode comparar preços em todas as transportadoras do Brasil, nets ferramenta: https://camion.com.br

Deixe um comentário

Sobre RicardoEntrou no jogo


Me siga