CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Nesse período de home office, você está cuidando corretamente da sua postura?

Nesse período de home office, você está cuidando corretamente da sua postura?

Nesse período onde todos falam em quarentena e isolamento social, passou a ser comum conviver com o termo Home Office. Milhares de pessoas hoje estão trabalhando de suas casas e provavelmente muitas permanecerão assim, pois o mundo mudou e a forma de lidar com uma das principais atividades de nossa vida também. Afinal, já era de comum conhecimento que trabalhar em casa pode ser muito vantajoso. Porém, o fato da ausência de um controle específico, com definição correta de entrega de produtos e metas, sempre fez com que diversas empresas jamais cogitassem o home office.

Quando as mudanças são repentinas ou drásticas, geralmente não nos preparamos da melhor forma possível, e o pior: vamos “levando com a barriga” e acreditando que é temporário e está funcionando, não da melhor forma, mas está funcionando. É exatamente isso que ocorre em várias situações onde as pessoas foram praticamente obrigadas a trabalhar em suas casas.

Basta fazer uma consulta rápida com colegas ao nosso redor para verificar que poucas pessoas tem um computador adequado para o trabalho em casa, um espaço destinado para home office com uma internet boa ou um conjunto de mesa e cadeira adequada para trabalhar por longas 8 horas.

É neste ponto que chegamos a uma conclusão, quando colocamos uma cadeira e uma mesa para poder usar como um espaço de trabalho, não pensamos em ficar lá por 8 horas. Por este motivo é muito comum não ter uma cadeira adequada para ajudar a manter a postura correta em casa. Sempre pensamos que uma ótima cadeira para trabalhar deve ser adquirida em um local de trabalho, e não para nossas casas.

Porém, quando a casa passa a ser o seu local de trabalho isso vira um problema, pois todos sabemos o quanto é ruim ficar sentado em uma cadeira desconfortável por 8 horas. Mas não se trata somente de desconforto, uma postura ruim pode prejudicar agressivamente nossa coluna e causar danos graves à nossa saúde.

Uma cadeira com altura inadequada, com falta de apoio correto nas costas ou a forma como sentamos, pode levar ao trabalho em má postura por horas causando diversos problemas. Com a rotina de trabalho moderno, onde as pessoas cada vez mais trabalham sentadas em frente um computador, tem sido normal a busca por clínicas de fisioterapia em função de danos diagnosticados pela má postura.

Uma má postura pode causar:

  • Dores nas costas, nas articulações ou músculos;
  • Problemas em alguns órgãos do corpo (má circulação, problemas respiratórios, entre outros);
  • Dor de cabeça;
  • Aumento de estresse.

E esses são alguns dos problemas que a má postura durante um longo período de home office pode ocasionar.

A famosa a reeducação postural global, conhecida como RPG, é muito usada e praticada por profissionais da área da saúde para tratar casos de postura errada. E não se trata de um problema de adultos, há casos de jovens que também reclamam de males provenientes da má postura.

A Reeducação Postural Global é uma fisioterapia que avalia e trata dores de forma individual, buscando as causas que originam problemas de saúde, como dores musculares ou nos ossos. Objetiva tratar não somente o físico mas também o psicológico, consequentemente promovendo um bem estar e o aumento da auto estima. Afinal até os fatores psicológicos podem influenciar na má postura, fato que infelizmente está sendo muito comum em função da insegurança desse período tão difícil.

Espero que essas dicas tenham sido importantes para lembrar que não basta um computador bom ou uma internet rápida, cuide da sua postura, cuide da sua saúde.

Afinal, muitas vezes não sabemos diferenciar o que é provisório ou rotina, é nesse momento que devemos pensar em nossa saúde diante da situação, pois os reflexos de uma má postura geralmente nos levam a procurar um médico quando já existe um problema, que poderia ter sido evitado pelo simples hábito de manter a postura correta.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Comentário ( 1 )

  1. Este comentário é editado.

    Olá Sebrae Respostas, tudo bem?  Gostei muito do artigo! É realmente importante cuidar da postura quando se trabalha em casa!! Quer aprender os segredos do Home Office de maneira simples e FATURAR?  Acesse esse link e aproveite: http://mon.net.br/v07g5

Deixe um comentário

Sobre Controle LocalNovo na comunidade

Sólida experiência em gestão de contratos, convênios e termos de parceria governamental. Atuação estratégica no desenvolvimento e monitoramento de projetos no âmbito das políticas públicas tangentes às TICs, com foco na inclusão digital. Formação em Tecnologia de Redes de Comunicação.

Me siga