Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Negócios 2014: FLV Processados

Negócios 2014: FLV Processados

118

A comercialização de vegetais processados, frutas ou legumes vem aumentando no mercado brasileiro. Isso em função de diversos fatores especialmente a melhoria da qualidade dos produtos ofertados; e do maior número de mulheres trabalhando fora de casa e de pessoas morando sozinhas.

O aumento da renda da população e a facilidade para adquirir produtos já prontos para o consumo também contribuem positivamente com o segmento. Em alguns casos, esse aumento de consumo de alimentos preparados supera o de vegetais frescos. Todo este incremento posiciona o processamento de frutas ou de legumes como uma boa opção de negócio para quem quer lucrar com os megaeventos esportivos. Esta oportunidade aproveita a grande variedade produtiva de frutas e legumes brasileiros e disponibiliza alimento já preparado a um mercado francamente comprador.

Tendências e Oportunidades

O consumo de produtos alimentícios de maneira geral está associado ao nível de renda da população. No caso das conservas de frutas e legumes, essa vinculação é ainda maior, ou seja, o seu consumo é mais sensível às variações da renda do que os alimentos básicos.

O cenário para o mercado dos processados de frutas e hortaliças é de crescimento em todos os países, pois os consumidores buscam cada vez mais produtos prontos para o consumo, por força da praticidade e conveniência encontrada nesses alimentos.

Em especial no caso da produção de conservas de frutas, é importante observar as oportunidades de mercado dos produtos com teores de açúcar reduzidos e ainda aqueles produtos desenvolvidos para consumidores com restrições ao consumo de açúcar.

Na produção de conserva de legumes, a oferta de produtos com teores reduzidos de sódio pode explorar segmentos de mercado para consumidores com restrições alimentares. Produtos artesanais, notadamente oriundos de espécies nativas brasileiras, são de grande aceitação pelos turistas, especialmente estrangeiros.

Estrangeiros na Copa

De acordo com o Ministério do Turismo, estima-se que até as Olimpíadas o número de turistas estrangeiros dobre no Brasil, atingindo cerca de 10 milhões ao ano. Esse fluxo de turistas aliado ao mercado interno proporcionará o estabelecimento de canais de comercialização perenizados no longo prazo.

Oportunidades

1) Os produtores de frutas e legumes poderão fornecer ao setor gastronômico e a redes de supermercados, tanto nas cidades que irão sediar os megaeventos esportivos, quanto nas turísticas.

2) O consumidor busca por produtos diferenciados, sobretudo os finos e os regionais. Neste caso, buscar a identificação geográfica pode ser estratégia interessante para a individualização do produto.

3) Além da demanda por produtos típicos, se destacará os artigos originários de cadeias produtivas que considerem as questões ambientais, sociais e econômicas.

4) Os produtores de conservas de frutas e legumes também terão possibilidade de comercialização significativa as nos mercados regionais.

5) O turismo vivencial apresenta oportunidades de negócios para os produtores, que podem criar passeios pelas propriedades para o turista ver de perto como ocorre a produção. Estes passeios incrementam as finanças do empreendimento.

6) Atuar em nichos de mercado, atendendo a segmentos de consumidores com restrições alimentares – como doces sem açúcar ou legumes com reduzidos teores de sódio –, ou ainda atuar no mercado de alimentos orgânicos se constitui em opção diferencial interessante para o empreendedor.

7) Produtos artesanais, em especial derivados de espécies nativas brasileiras, se apresentam como oportunidade de produção diferenciada para o empresário.

 

Saiba mais sobre esta oportunidade acessando à publicação Agronegócio – Conserva de Frutas e Legumes, da série Ideia de Negócio 2014. Acesse: http://177.71.184.197/ideiasdenegocios/conservas-de-frutas-e-legumes/?id=4935&t=4

You must login to add a comment.

Posts relacionados