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Negócios preocupados com o desenvolvimento sustentável lucram mais

Sustentabilidade é um bom negócio

A sustentabilidade é hoje um dos temas mais abordados na atualidade. A questão é tão importante que diferentes setores estudam a melhor forma de combinar desenvolvimento com preservação de recursos naturais.

No relatório O Estado do Mundo, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU – 2010), é possível ver que o atual modelo de produção e consumo retira do planeta Terra 35% a mais de insumos do que o ritmo de tempo necessário para a natureza se regenerar.

Como crescer e ser sustentável?  

As marcas com visão estratégica incluem o Desenvolvimento Sustentável (*) como diferencial, e conquistam cada vez mais a preferência do consumidor. É possível planejar mudanças concretas, para ganhos econômicos, sociais e ambientais. Ser sustentável também é um bom negócio.

Quais os benefícios para a sua empresa?

A gestão ecoeficiente propicia melhores resultados econômicos nas linhas de produção e distribuição. Isso porque:

– Reduz o desperdício;

– Melhora o acesso a linhas de crédito (os bancos solicitam aspectos ambientais comprovados nos Planos de Negócios);

– Diminui a pressão de clientes que cobram a nova gestão baseada no Tripé da Sustentabilidade (**);

– Alcance de diferencial, valor de marca e preferência do consumidor por marcas/produtos que demonstram ética e transparência em suas práticas.


Como trabalhar dentro dos princípios de sustentabilidade?

Existem várias maneiras de uma empresa se mostrar atuante em relação à conservação do meio ambiente, como por exemplo:

– Melhorar o desempenho ambiental;

– Promover ações educativas junto a seus funcionários;

– Oferecer produtos mais próximos da ecoeficiência;

– Estar mais atento ao uso excessivo de produtos poluidores, que não viabilizam o reuso ou reciclagem, incluindo processos relacionados à redução no uso de matéria-prima da natureza e dentre outras ações.

Por onde começar?

Podemos começar pelo Composto de Marketing – os 4Ps (Produto, Preço, Praça e Promoção) –, incluindo mais um P: o Planeta Saudável. O Marketing é capaz de criar estratégias que beneficiam a sustentabilidade dentro da sua empresa.

De acordo com P. Kotler, “a missão do Marketing 3.0 nas empresas consiste em estabelecer um elo com o cliente, promover a sustentabilidade no planeta e melhorar a vida dos pobres. Se você cria um caso de amor com os seus clientes, eles próprios farão a sua publicidade”. Por meio deste conceito, discutido em seu livro Marketing 3.0, Kotler nos mostra que há, nos consumidores e em toda a sociedade, o anseio de ver um mundo melhor.

Kotler também abordou o que chama de “3 Eras do Marketing”:

– Marketing 1.0: centrado no produto;

– Marketing 2.0: da Era da Informação, na qual o Marketing tem a capacidade de criar mercados e explorar nichos, o que acontece ainda hoje;

– Marketing 3.0: em que o consumidor, agora globalizado, dita o que deseja, e não somente acata o que é ofertado.

Os clientes de hoje não mais decidem suas compras apenas pelos benefícios funcionais dos produtos ou serviços, mas também pelos benefícios emocionais e valores por eles gerados. Importante ressaltar que o consumidor não pretende abrir mão do consumo, mas pretende, cada dia mais, privilegiar as marcas que o permite consumir de “consciência tranquila”.

Como implantar a sustentabilidade na sua empresa?

Vamos iniciar pelo P de Preço:

– Ofereça bônus ou premiações para os funcionários de sua empresa, caso eles administrem os recursos naturais utilizados no seu negócio (água, luz, resíduos plásticos e outros);

– Faça um abatimento nos preços de produtos sustentáveis em datas comemorativas, como Dia da Árvore, Dia Mundial da Água e outros;

– Crie o “Dia Sustentável” no seu negócio. Neste dia, faça promoções com os produtos sustentáveis comercializados pelo seu estabelecimento;

– Negocie com seus fornecedores: a cada cinco embalagens devolvidas pelo cliente, será concedido um desconto de X%.

Você é ecoeficiente?

Empresário, você reconhece como ecoeficiente a sua empresa e a atuação de funcionários? E no que se refere às questões de economia e redução de desperdício, acredita que já alcançou o ponto ideal?

A seguir uma tabela para conferir como está a sua empresa:

Modelo de Gestão Índice de satisfação com o modelo:INSATISFEITOSATISFEITOMUITO SATISFEITO
Qualidade e eficiência energética dos equipamentos
Compromisso com a melhoria da qualidade ambiental
Apoio a projetos e causas sociais e ambientais de ONGs e/ou da comunidade
Educação ambiental junto aos colaboradores e comunidade vizinha
Desperdício
Uso de papel
Uso de água
Uso de energia elétrica
Destinação correta de resíduos
Treinamento dos funcionários sobre processos de produção para redução de desperdícios e ecoeficiência
Preferência por produtos de qualidade ambiental junto aos fornecedores no que se refere à ecoeficiência: formato de distribuição com menor emissão de gases do efeito estufa; recebimento das embalagens para recarga; oferece venda de refil, entre outros.

Tabela 1: índice de satisfação com o modelo de gestão sustentável
Por meio desta tabela, você pode analisar se há necessidade de incluir, na estratégia de marketing da sua empresa, o desenvolvimento de ações e produtos ecoeficientes, que exerçam menor impacto no meio ambiente. A partir desta avaliação, pode passar a gerir a empresa com base nos conceitos de sustentabilidade. Lembre-se de comunicar/divulgar estas práticas, de modo a orientar os consumidores e alcançar a preferência de compra, o que estimulará outras empresas a seguir o mesmo caminho.

É importante, também, estar sempre informado sobre as mudanças que ocorrem diariamente no mundo, e que afetam diretamente a empresa. Com isso, você, empresário, precisa adequar hábitos e estratégias para que assim crie vantagens competitivas em relação às demais empresas.

Fique ligado no blog Mercado ao Seu Alcance, pois vamos continuar a publicar dicas de como implantar o Marketing Sustentável em sua empresa. Nos próximos posts, vamos tratar sobre os outros 3 Ps (Produto, Praça e Promoção).

Lembre-se: sustentabilidade também é um bom negócio!

(*) Em 1987, uma comissão da ONU – Organização das Nações Unidas lançou mundialmente o conceito de Desenvolvimento Sustentável como aquele que “atende às necessidades do presente, sem comprometer a possibilidade das gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”.  Relatório Nosso Futuro Comum

(**) O Tripé da Sustentabilidade refere-se à gestão empresarial baseada na melhor relação entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais da organização.

Edição: Fernanda Peregrino, da F&C Consultoria

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