CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Mulher de Negócios: Dados revelam presença. Histórias contam sucesso.

As mulheres são presença cada vez forte no ambiente brasileiro de empreendedorismo. Vários dados assim confirmam:

  • Os empreendimentos individuais que têm as mulheres como responsáveis aumentou mais de 50% em doze meses – (de 10,3 mil em fevereiro do ano passado para 16,6 em janeiro deste ano);
  • De cada 100 empreendedores individuais, 45 são mulheres;
  • 40% dos novos empresários no Brasil são mulheres, enquanto no mundo elas representam 30%.

Pela primeira vez, elas abrem mais empresas que os homens no país, sendo responsáveis por 52,4% dos empreendimentos com até 42 meses de criação. Os números colocam o Brasil na sétima posição do ranking mundial de mulheres empreendedoras, com cerca de 8 milhões de donas do próprio negócio.

Premio Mulher Negócios_MioloAtributos marcantes do modo de gestão feminina estão transformando o ambiente de mercado. Linda Rottenberg, fundadora do Instituto Endeavor, a maior ONG de empreendedorismo do mundo, atesta que o que difere a gestão masculina da gestão das mulheres é que elas encaram desafios adicionais, incluindo a percepção de que podem ser boas como empresárias, e já começam a desafiar suas próprias realidades, associando suas competências ao aumento de escala do negócio.

Os novos negócios brasileiros comandados por mulheres apresentam taxa de sobrevivência superior aos demais. Assim revela o levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP) para a pesquisa GEM 2010

Mais oportunidade do que necessidade

Quase 70% dos empreendedores abrem um negócio por oportunidade.

Em 33% dos casos, as mulheres preferem atividades ligadas ao comércio varejista, 20% investem em alimentação e 12% na indústria da transformação.

Hoje, no cenário de negócios brasileiros, há grande destaque de Oportunidades na Copa do Mundo FIFA 2014. O evento impactará setores como construção civil, tecnologia da informação, turismo, produção associada ao turismo, comércio varejista, moda (têxtil e confecções, couro e calçados, gemas e joias), madeira e móveis, agronegócios e serviços.

Conheça histórias de sucesso

Empreendedoras de sucesso de todo o Brasil foram reconhecidas durante a cerimônia de entrega do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2012, na sede do Sebrae Nacional, em Brasília (DF). Na fase nacional foram premiadas nove empreendedoras, distribuídas nas três categorias

Agda Oliver, do Distrito Federal, ficou com o primeiro lugar na categoria de Pequenos Negócios. Ela comanda a oficina Meu Mecânico, voltada para mulheres, que fica em Ceilândia. “O prêmio significa que estou no caminho certo. Tenho certeza de que esse troféu vai alavancar o meu negócio”, ressalta.

Já a gaúcha Nadir Daroit, que comanda a Coosidra, uma cooperativa de sistemas hidráulicos, foi a grande vencedora da categoria Negócios Coletivos. “Essa vitória é o reconhecimento de toda a minha trajetória profissional. Batalhei muito para chegar onde cheguei. A gente ganha até mais respeito, depois de levar um prêmio para casa. Valeu muito a pena toda a força que tive para continuar nessa luta”, comemora.

A Cabeleireira Gislaine Marcandali, de São Paulo, dona da Dublê Lavatório Portátil, conquistou o troféu ouro de Empreendedora Individual. “O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios representa uma maior projeção da minha empresa no mercado. É o coroamento do meu esforço”, diz. A empresária paulista patenteou o produto e hoje recebe encomendas até do exterior.

A lista de vencedoras do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2012 está disponível em  http://www.sebraesp.com.br/index.php/atendimento-ao-cliente/42-noticias/empreendedorismo/7722-conheca-as-vencedoras-do-premio-mulher-de-negocios

Conte sua história e concorra ao Prêmio SEBRAE Mulher de Negócios

O Prêmio tem como objetivo identificar, selecionar e premiar os relatos de vida de mulheres empreendedoras de todo o País que transformaram seus sonhos em realidade .

Importante destacar que qualquer que seja o porte da empresa, as empreendedoras tem chances na premiação, inclusive as empreendedoras individuais. São três categorias para premiação:

  • Pequenos Negócios (donas de micro e pequenas empresa);
  • Negócios Coletivos (mulheres que fazem parte de grupos de produção formal, como cooperativas e associações de pequenos negócios); e
  • Empreendedora Individual.

Consulte o regulamento em http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/site/regulamento.

Para saber como participar ou como escrever a história, assim como o calendário 2013, acesse

http://www.mulherdenegocios.sebrae.com.br/.

 

  • Inscrições ciclo 2013 até 31 de julho

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga