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MQL: saiba o que é e aprenda a qualificar os leads do marketing

MQL: saiba o que é e aprenda a qualificar os leads do marketing

A geração de leads é uma etapa primordial no processo de vendas de qualquer empresa. No entanto, ao contrário do que muitos imaginam, dentro de uma base de leads, existem aqueles que estão ainda mais propensos a realizar uma compra com a sua empresa.

Mas, afinal, como saber quem está mais perto de se tornar cliente do seu negócio? Para classificar isso, existe o conceito do MQL, que ajuda muito na definição de cada lead, além de permitir que a nutrição seja feita com a devida qualidade.

Com a estratégia de MQL, uma empresa de tratamento de água pode ter muito mais probabilidade de localizar leads que estão no fundo do funil de vendas, ou seja, estão mais pertos de comprar os seus serviços.

Ou seja, não basta lotar a sua base de dados com inúmeros leads, se direciona seus esforços de maneira aleatória, até encontrar pessoas com um alto potencial de compra.

Por essa razão, a qualificação de leads é extremamente importante! Pensando nisso, nós elaboramos este post para te explicar com mais detalhes sobre o que é o MQL e como é possível qualificar os leads do marketing.

Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste post! Vamos lá

O que é MQL?

O MQL é a abreviação dos termos “Marketing Qualified Leads”, que podem ser traduzidos ao português como Leads Qualificados para Marketing.

De forma geral, o MQL é aquela pessoa que já reconhece as suas necessidades, e sabe que precisa resolvê-las indo atrás da melhor solução para ela.

Por conta disso, ela já entrou em contato com a sua empresa procurando por soluções, lendo os posts do seu blog, baixando materiais, entre outras possibilidades.

Em outras palavras, o MQL sabe quais são as necessidades, no entanto, ele ainda não realizou a compra com a sua empresa por algum determinado motivo.

Nessa situação, o time de marketing e vendas ainda precisa convencer o ead do valor real da solução que a empresa oferece.

Se sua empresa vende produtos como compressor de parafuso, por exemplo, só depois de qualificar esse MQL e elaborar estratégias segmentadas, é que ele passará a considerar a compra do produto.

Como fazer a qualificação do MQL?

Agora que você já sabe o que é o MQL, provavelmente deve estar se perguntando como fazer essa classificação para saber quais são os leads mais “quentes”, não é mesmo? Por isso, confira abaixo algumas dicas para classificar MQL:

1. Conheça bem o perfil do seu cliente ideal

O primeiro passo para classificar MQLs é conhecendo o perfil do seu cliente ideal, ou seja, a sua persona.

Ela tem costumes, nome, comportamentos, profissão, interesses, motivações, etc. Sendo assim, colete todas as informações do seu público e faça uma representação do consumidor que você deseja atrair.

2. Use a técnica de smarketing

Smarketing é a fusão das palavras “sales” (vendas) e marketing. Por sua vez, ele se trata na junção dos departamentos de marketing e vendas.

Quando esses dois times são unidos, é possível realizar estratégias de classificação de forma muito mais otimizada, facilitando as informações para ambos os lados.

3. Faça o Lead Scoring

Basicamente, o Lead Scoring se trata de uma classificação de pontos para cada um dos leads.

Por exemplo: se você vende placa de circuito impresso e acabou de gerar um lead, quanto mais esse lead interage com sua empresa, mais pontos ele ganha para ser classificado como um MQL!

Agora que você já sabe o que é o MQL e como é possível qualificá-los, o que acha de aplicar essas dicas em seu negócio? Gostou do post?

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