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MQL: entenda como funciona e saiba qualificar leads

MQL: entenda como funciona e saiba qualificar leads

Se você é um empreendedor ou atua no marketing ou vendas, saber sobre o MQL se tornou uma prioridade, e neste post vamos te explicar o porquê.

O MQL basicamente representa todos os leads qualificados gerados por meio da metodologia Inbound Marketing.

Na maioria das empresas, a geração de leads é uma parte fundamental do processo de vendas. Quanto maior o número de oportunidades, melhor.

No entanto, leads que não foram qualificados, ou seja, que não se revelaram engajados com a sua marca e oferta, podem se perder no funil de vendas e nunca chegar a comprar com a sua empresa.

E para evitar isso, o MQL surge como uma forma de auxiliar muito na definição dos leads e permitir que a nutrição seja feita com a devida eficiência, precisão e qualidade.

Se sua empresa vende produtos como esquadrias de alumínio, quanto mais aprofundado o seu conhecimento sobre os seus leads, maior a chance de aumentar as suas vendas e se destacar.

Quer saber tudo sobre o MQL e como classificar seus leads? Então neste post nós iremos explicar sobre todos os detalhes do assunto. Continue nos acompanhando para saber mais!

Afinal, o que é a MQL?

O MQL é a abreviação de Marketing Qualified Lead, que pode ser traduzido como Lead Qualificados para o Marketing.

Basicamente, o MQL se trata do grupo de pessoas que possuem as chances de fechar um negócio ou comprar seus produtos muito maiores do que meros visitantes.

Ou seja, é um usuário que tem maiores índices de engajamento e interesse (e, logicamente, mais chances de comprar), do que um lead comum.

Nesse sentido, se você vende molas de compressão, por exemplo, é mais interessante trabalhar com leads que estão mais qualificados e engajados, uma vez que eles mostram maiores chances de retorno, certo?

Como qualificar leads com base no MQL?

Agora que você já sabe o que são os MQLs, veja abaixo como é possível qualificar seus leads com base nessa estratégia:

Conheça profundamente sua persona

O primeiro passo que você precisa dar para qualificar leads é conhecer a sua persona em detalhes. Por sua vez, ela se trata da representação do seu cliente ideal. É uma junção das características típicas presentes do seu público-alvo.

Se sua empresa atua no segmento de outsourcing de impressão, por exemplo, ter uma persona definida irá tornar o seu processo de qualificação de leads mais preciso e dará garantia de que o lead possui mais características da persona do que outros visitantes.

Use ferramentas para acompanhar os leads pelo funil

Outra dica para qualificar leads é utilizar ferramentas que acompanham o progresso dos usuários mais de perto, além de monitorar o nível de interesse de cada um dos contatos.

Entre os sistemas, as plataformas de automação de marketing são ideias para criar fluxos de nutrição para cada tipo de lead de forma otimizada.

Alinhe informações

Por fim, alinhe todas as informações com a sua equipe de vendas, assim como o seu time de marketing.

Afinal, quando os dois departamentos direcionam seus esforços pelos mesmos objetivos, além de ser mais fácil alcançar informações relevantes sobre os leads, é possível gerar mais MQLs e aumentar as suas vendas de forma otimizada!

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