Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Modelo de carta de apresentação

Modelo de carta de apresentação

Encaminhar um modelo de carta de apresentação junto com o currículo em um processo seletivo, geralmente, é algo opcional, mas muitos recrutadores aproveitam essas informações para avaliar a trajetória profissional do candidato. Sendo assim, enviar uma carta de apresentação pode ser uma ótima oportunidade de mostrar ao empregador que você está motivado pela vaga.

Antes de explicar como escrever e apresentar um modelo de carta de apresentação é importante entender o que é uma carta de apresentação e por que você precisa de uma para procurar uma oportunidade de trabalho.

O que é uma carta de apresentação?

É um documento de uma página que tem como objetivo apresentar o histórico de trabalho do candidato a uma candidatura de emprego, suas competências e habilidades, e suas motivações para a vaga em questão. A carta de apresentação também ajuda a reforçar o conteúdo do currículo e pode explicar de forma mais detalhada porque você é uma boa opção para a vaga e para a empresa.

Muitas pessoas acham que possuir um modelo de carta de apresentação pode ser algo ultrapassado e isso depende também do perfil do candidato, mas o fato é que possuir uma carta de apresentação bem elaborada pode ser um fator diferenciador em uma seleção, pois ajuda a destacar a candidatura.

Como fazer uma carta de apresentação?

1 – No topo do modelo da carta de apresentação, inclua seu nome e contatos pessoais, tais como: telefone, e-mail e seu endereço/localização (opcional). Após, antes de começar a escrever a mensagem efetivamente, inclua o nome, a função e a empresa para a qual a carta de apresentação será enviada.

2 – No primeiro parágrafo, mencione informações relevantes sobre seus anos de experiência, como você ficou sabendo da vaga e por que está interessado na oportunidade. Não deixe de incluir a função na qual você está se candidatando.

3 – No segundo parágrafo, você irá destacar as suas principais experiências, realizações profissionais e suas características de perfil (hard e soft skills). Procure pensar na vaga e destacar exemplos que mostram que você realmente é um bom candidato para a função.

4 – No terceiro e último parágrafo, você deverá afirmar novamente o seu interesse na vaga e poderá incluir mais alguma informação que indica que você é o candidato ideal para a oportunidade em questão. Faça o fechamento do texto e adote uma postura motivada, agradeça pela leitura da carta de apresentação e peça de forma educada que o leitor o convide para uma entrevista.

5 – No final da carta de apresentação, você agradece, inclui seu nome e assinatura.

Seja em um modelo de carta de apresentação ou no próprio currículo, o recrutador sempre está em busca de evidências de que o candidato é qualificado e pode ser considerado para a vaga. Desta forma, use as informações sobre a sua trajetória profissional e sobre as suas principais realizações para provar, com números ou indicadores, que você tem as competências para a função.

Aqueles candidatos que não possuem muita experiência profissional podem destacar no modelo de carta de apresentação as suas conquistas acadêmicas, alguma bolsa ou prêmio recebido, atividades extracurriculares, trabalho voluntário, interesses relacionados ao trabalho, entre outros. Apenas lembre-se que todas as informações inseridas devem ser relevantes para a vaga em questão.

Um dos pontos chave para escrever um bom modelo de carta de apresentação é comunicar como a sua experiência, competências e habilidades se encaixam nas necessidades da função e se adequam à cultura da empresa. E causar uma primeira boa impressão é fundamental.

Lembre-se de criar uma carta de apresentação personalizada para cada função que você for se candidatar. Use essa oportunidade para ir além do seu modelo de currículo e não caia na armadilha de apenas repetir as principais informações que estão no seu currículo. Você pode expandir as informações e, de forma mais completa, destacar as suas competências, experiências e realizações, mostrando por que você é o candidato perfeito para a função.

Utilize as dicas dos nossos especialistas para criar um excelente modelo de carta de apresentação. Se precisar de ajuda também para criar um currículo online personalizado, conte com o auxílio da plataforma Currículo Pro, o melhor gerador de currículos do Brasil.

Fonte: Currículo Pro

Currículo Pro

Currículo Pro

Boas respostas
Plataforma online para criação de currículos personalizados.

Também possuímos um serviço para empresas, de apoio ao processo demissional. O serviço contribui para a experiência do colaborador e para o fechamento do ciclo de trabalho na empresa, de forma empática e mais humanizada.

You must login to add a comment.

Posts relacionados