Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Moda sustentável: alfarroba é usada como matéria-prima para a fabricação de couro

Moda sustentável: alfarroba é usada como matéria-prima para a fabricação de couro

Já ouviu falar em couro de alfarroba? Se o seu empreendimento é do segmento têxtil, você precisa saber mais sobre esse produto. Além de inovadora, trata-se de uma opção que responde com excelência ao apelo da sustentabilidade, atendendo ao desejo dos consumidores ávidos por versões de origem vegetal.

Quer saber mais sobre sustentabilidade na moda? O Sebrae te ajuda! Confira aqui no Portal como colocá-la em prática e quais as vantagens para o seu negócio.

O couro sustentável, que também é reconhecido por sua maleabilidade e seu toque suave, tem a assinatura da designer de moda Mónica Gonçalves e surgiu no verão de 2020. Em sua casa na Póvoa de Santa Iria, em Portugal, a produção é resultado de um trabalho que já havia sido concretizado em outros materiais têxteis que também geram menos impactos ao meio ambiente, como o fio de cortiça e o couro de casca de banana.

Aqui você pode entender melhor sobre os princípios para a produção sustentável na indústria do couro. Acesse aqui no Portal do Sebrae.

“O que me move é a adrenalina do risco. O projeto do fio de cortiça foi muito difícil, foram seis anos até conseguir – e nunca desisti. No final, a sensação é extraordinária”, destacou a designer, em entrevista ao site português Notícias Magazine.

Embora ainda seja muito recente e restrita a alguns pontos do país e do Reino Unido, a comercialização já promete avançar por todos os mercados internacionais. A expectativa é que o processo, hoje artesanal, seja otimizado e ganhe escala industrial. “Poderá ser muito utópico, muito ambicioso, mas gostaria que a pele de alfarroba se tornasse um material tão associado a Portugal como a pele de cortiça, que tivesse aquele cunho assumidamente português”, acrescentou Mónica.

Alfarroba.Tex

Batizado de Alfarroba.Tex, o material pode ser aplicado em malas, sapatos, casacos ou gabardines, sendo também uma mais valia para a área da decoração. A matéria-prima é a mesma: a alfarroba, um fruto que tem a forma de uma vagem, com sementes de cor marrom e sabor adocicado, conhecidas por substituir o cacau na preparação de receitas. Leia mais informações sobre o cultivo de alfarroba.

No Brasil, a produção é quase inexistente, já que o cultivo está limitado a regiões de clima temperado e a densidade dos pomares depende das culturas intermediárias, da fertilidade e da umidade do solo.

Acompanhe novos conteúdos de seu interesse em nossos canais no Telegram!

Telegram

Sebrae Moda

Conteúdos exclusivos sobre o segmento da Moda. Conecte-se diariamente com ideias e dicas de sucesso para o seu negócio.

Sebrae Nacional

Sebrae Nacional

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae Nacional nessa comunidade.
Fale conosco em http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/Contato

You must login to add a comment.

Posts relacionados