Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Mitos do empreendedorismo para você desaprender o quanto antes

Mitos do empreendedorismo para você desaprender o quanto antes

De fato, não é fácil ser um empreendedor. Além das pressões que são parte natural do mundo dos negócios, lidar com certos mitos do empreendedorismo tomando-os como verdades pode ser altamente tóxico para a jornada que deve ser empreendida no intuito de evoluir um negócio.

 

Existem diversos fatores que podem levar um empreendedor a fracassar. Mas uma das principais razões está em negligenciar as etapas necessárias para administrar um negócio. E isso pode estar diretamente ligado a estes mitos sobre empreendedorismo.

 

Pensando nisso, a ISBRASIL – empresa especialista em Hospedagem de Site – preparou este conteúdo para que você possa se desprender o quanto antes de mitos que podem estar atrapalhando a sua jornada empreendedora.

 

Está pronto para olhar o empreendedorismo sob um novo prisma? Aproveite sua leitura!

Desconstruindo a mitologia do empreendedorismo!

Antes de falarmos propriamente dos mitos do empreendedorismo, é importante que você compreenda a importância de conhecê-los. A relevação dos mitos nos ajuda a desconstruir uma mitologia baseada em lendas, histórias, filmes e demais referências que, muitas vezes, estão longe de ser a realidade dos empreendedores.

 

Ao entender que muitas informações que nos são passadas não são verídicas em sua totalidade, podemos nos sentir mais confortáveis para lidar melhor com as pressões do dia a dia ao administrar nosso negócio. E se você ainda não empreende, poderá se sentir mais preparado para dar os primeiros passos.

A seguir, vamos conferir seis mitos que prejudicam gravemente o desenvolvimento de um pensamento empreendedor.

  • Empreendedores nunca perdem o foco

É lógico que distrações podem atrapalhar o processo de criatividade e tanto é verdade que hoje existem diversas ferramentas para ajudar empreendedores a evitar distrações do dia a dia. Contudo, se distrair também pode trazer diversos benefícios ao cérebro.

Pequenas distrações nos ajudam a aperfeiçoar habilidades criativas, além de oferecer um refresco à mente nos dias em que não estamos muito produtivos. Portanto, é importante fazer pausas no trabalho para uma melhor reflexão e maior energia.

  • Empreendedores nunca desistem

Este com certeza é um dos maiores mitos do empreendedorismo. Dizer que empreendedores nunca desistem de suas ideias é pura mentira. Afinal, desistir nem sempre é uma coisa ruim.

Parar na hora certa ou desistir de algo que não saiu como planejado é o que faz um bom empreendedor. A maioria dos grandes empresários já desistiu de algum empreendimento antes de engatar o negócio que o tornou bem-sucedido.

  • Empreendedores não têm momentos de lazer

Empreendedores não robôs e, logicamente, precisam ter momentos de lazer. Não há nada de errado tirar momento para relaxar e, por exemplo, ir ao cinema ou estar com os amigos no bar.

Estes momentos de lazer ajudam a aumentar o vigor do dia a dia puxado de trabalho, além de garantir os contatos sociais com amigos e familiares, o que é fundamental para o bem estar de qualquer pessoa.

  • Empreendedores estão sempre cortando custos

Existem duas maneiras de aumentar os lucros: aumentar o volume de vendas ou reduzir despesas. E na tentativa de reduzir custos, muitos empreendedores iniciantes podem cometer o grave erro de buscar ganhos de curto prazo que, num futuro, irão resultar em perdas.

E este é outro mito do empreendedorismo: cortes de custos nem sempre é a melhor opção para aumentar os lucros de uma empresa.

Gastar dinheiro às vezes pode significar muito mais lucros, assim como tentar economizar ao máximo pode fazer com que você só tenha prejuízos. Busque o equilíbrio!

  • Empreendedores não se estressam com coisas pequenas

Embora seja ideal que não nos deixemos abater por coisas pequenas no ambiente de trabalho ou na vida pessoal, sabemos muito bem que nem sempre é possível manter esse controle.

Inclusive, alguns especialistas defendem que um pouco de estresse pode ser benéfico aos empreendedores como no caso da entrega de um trabalho e o cumprimento de um prazo, entre outros esforços.

  • Empreendedorismo é coisa de gente rica

Definitivamente, este é o maior mito sobre empreendedorismo. Não, empreender não é apenas coisa de rico!

Alguns dos empresários mais bem-sucedidos do mundo descendem de famílias pobres e tiveram que começar de baixo. Inclusive, até mesmo quando o negócio está indo bem, isto não significa que os empreendedores estão nadando em dinheiro.

Caro leitor empreendedor, está na hora de eliminar estes mitos de uma vez por todas da sua vida. E, se você ainda não possui o seu próprio negócio, mas tem o sonho de empreender, que tal começar hoje mesmo? Tire suas ideias do papel e vá atrás dos seus sonhos!

You must login to add a comment.

Posts relacionados