CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Missão a entidades portuguesas e XIV Fórum Ibero Americano de Sistemas de Garantia

Missão a entidades portuguesas e XIV Fórum Ibero Americano de Sistemas de Garantia

Na última semana, entre os dias 08 e 11 de Setembro, tive a oportunidade de integrar uma delegação brasileira que realizou visitas técnicas a entidades portuguesas que atuam com o segmento de pequenos negócios, com mecanismos garantidores de crédito, além de participar de um grande fórum internacional sobre o tema garantia de crédito para micro, pequenas e médias empresas, o Fórum Ibero Americano. A delegação foi composta pelo Diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, pelo gerente da UASF, Alexandre Guerra, por diretores do Sebrae Paraná, Allan Campos Costa e Julio Agostini, pelo diretor do Sebrae Bahia, Edival Passos, além de gerentes e analistas do Sistema Sebrae, lideranças empresariais e representantes do Poder Público e do BNDES.

A primeira visita técnica foi realizada no Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação – IAPMEI, no dia 08 de Setembro, onde fomos recebidos pelo presidente da entidade, Dr. Luis Filipe Costa, e por seu corpo diretivo, tendo sido realizada uma série de apresentações sobre as ações da entidade. Pode-se dizer que o Instituto é o equivalente ao Sebrae em Portugal, tendo em vista sua forma de atuação e missão bastante semelhante à nossa.

No segundo dia de visita técnica, já com a delegação contando com 16 membros, foi realizado um encontro com a Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua – SPGM – e uma das quatro sociedades de garantia mútua existentes em Portugal, a Lisgarante. Durante a visita técnica foi possível estabelecer estreito contato com diversos aspectos da experiência portuguesa com o mecanismo de garantia para pequenas empresas.

O Fórum Ibero Americano de Sistemas de Garantia, ocorrido nos dias 10 e 11 de Setembro, se demonstrou um eficaz instrumento para a disseminação de conhecimentos, divulgação de inovações e informações, bem como de propagação de idéias para a expansão e o fortalecimento dos mecanismos de garantia de crédito nos países.

Foi oportunizado aos partícipes, tanto do Sebrae Nacional, Sebrae Unidades Federativas, quanto dos demais parceiros presentes, conhecimentos mais aprofundados e especializados sobre os exitosos mecanismos de outorga de garantia apresentados no evento.

Em um dos painéis de debate do fórum foi apresentado pelo diretor de Administração e Finanças do Sebrae, Dr. Carlos Alberto dos Santos, uma exposição sobre “os avanços dos sistemas de garantia de crédito no Brasil: desafios e oportunidades”.

Em síntese, pôde-se perceber que os sistemas de garantia de crédito desenvolvidos e em funcionamento nos países foram e são importantes instrumentos de políticas públicas de acesso ao crédito por parte das micro, pequenas e médias empresas e, por conseguinte, fator de apoio ao desenvolvimento econômico de países. De forma geral, os mecanismos não se constituem em instrumentos pontuais ou passageiros, mas com atuação consistente e perene, tendo sido testados e aprovados em momentos decisivos, como a da crise financeira mundial.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae