Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Mineração 4.0: entenda o que é e como funciona

Mineração 4.0: entenda o que é e como funciona

O alto crescimento da tecnologia não afeta apenas os setores de comunicação e tecnologia em si, mas também vale notar que os setores industriais já dependem muito de diversos tipos de tecnologia extremamente importantes para que atividades do dia a dia possam ser feitas da maneira correta. Quanto mais tecnologia, mais vantagens, menor tempo e maior desempenho ocorre dentro de uma empresa.

As empresas que desejam se manter competitivas no mercado da indústria de vários tipos precisam reconhecer as vantagens oferecidas pela indústria 4.0. Uma dessas vantagens seria a inclusão da mineração 4.0 dentro de empresas focadas na mineração. O fato é que a tecnologia, quando usada de forma correta, pode oferecer uma automação de processos e praticidade no dia a dia, podendo até mesmo desenvolver mais vagas para o mercado de trabalho através de cargos cada vez mais exigentes e competitivos.

Compreender sobre o que é e como funciona a mineração 4.0 pode ser ideal para quem é um dono ou gestor de uma indústria de mineração. O pensamento que esse setor deve ser pouco avançado deve ser um mito do passado, pois os avanços nos últimos anos são maiores do que nunca.

O que é a mineração 4.0?

É uma tendência que virou realidade em boa parte das grandes empresas, adicionando máquinas, sistemas e redes inteligentes aos processos de produção, armazenamento e distribuição. Essa mudança tem o poder de transformar negócios e proporcionar recursos às fábricas para trabalharem de forma mais autônoma, eficiente e adaptável. As empresas atuais que usem a mineração 4.0 neste novo momento garantirão sua competitividade no mercado tão saturado.

Em geral, a mineração 4.0 deve ser definida como um conceito vindo direto da indústria 4.0, que seria o quarto tipo de industrialização do qual a humanidade está presenciando no momento. Ela é uma mineração com foco em processos mais seguros, práticos e integrados, facilitando atividades que normalmente levariam muito mais tempo para serem realizadas. O objetivo principal da mineração 4.0 seria o aumento da produtividade e desempenho dentro da empresa por meio da automação de processos.

A tecnologia tem uma grande parte para essa mineração 4.0 ser possível, mudando completamente a indústria de mineração como ela é conhecida. Esse tipo de mineração quebra o mito que o setor é subdesenvolvido tecnologicamente e demonstra que qualquer tipo de indústria pode se beneficiar de ter uma inclusão tecnológica maior.

Como funciona a mineração 4.0?

A mineração 4.0 funciona de forma que máquinas automatizadas fazem grande parte do trabalho mais pesado, tornando as atividades em algo muito mais eficiente, com maior desempenho e que tomariam muito mais tempo do dia caso a mão de obra humana seja utilizada. Pensar em pessoas com picaretas no sol o dia todo já é algo longe da realidade de muitas empresas de mineração ao redor do mundo.

Benefícios da mineração 4.0

Existem grandes benefícios da aplicação da mineração 4.0 dentro de empresas de mineração, tornando elas em algo muito mais humano, ironicamente, apesar da automação de máquinas.

Planejamento otimizado por meio de dados

Com a computação na nuvem, sistemas de gestão e Business Intelligence (BI), é possível reunir dados relevantes em uma escala sem precedentes.

Execução automatizada e conectada

A execução automática de máquinas graças à tecnologia da programação e da IA é possível em muitas das máquinas dentro da mineração.

Aumento da produtividade e redução dos custos

O aumento da produção é grande, pois a mão de obra tecnológica é muito mais eficiente que a humana, além de tornar o trabalho humano exclusivo para setores que precisam da mente e não da força bruta, reduzindo também gastos com remuneração.

Surgimento de novas profissões na mineração 4.0

Por evitar que pessoas tomem o espaço das máquinas no processo de minerar pedras e minerais, os funcionários podem se adaptar para novas profissões e cargos de maior dignidade como gestão, administração, RH e outras áreas que são muito mais humanas.

Surgimento de times não-tradicionais

Quando o assunto da tecnologia nas empresas de mineração surge, é comum que haja o conceito que a tecnologia rouba vagas de humanos, porém é possível que times com vagas de maior qualificação sejam formados e que o dia-a-dia no trabalho se torne muito mais agradável.

Tecnologias da Mineração 4.0

Para realizar a automação e a mineração 4.0, é preciso que uma empresa invista em tecnologia como drones, machine learning e IA para cada vez mais ter a inserção de tecnologia em diferentes setores econômicos e indústrias. O IA, por exemplo, possui um grande impacto no aumento da produtividade e depende inteiramente do poder da computação para funcionar.

As tecnologias da mineração 4.0 são de extrema importância para sua existência e visam tornar processos longos e difíceis em algo agradável e prático para todos envolvidos, por isso é o futuro da indústria.

You must login to add a comment.

Posts relacionados