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Mídias e estratégias no varejo joalheiro

Mídias e estratégias no varejo joalheiro

Feninjer  Mkt DigUm estudo, realizado pelo IBGM em parceria com o SEBRAE durante a 58ª Feninjer, ocorrida em fevereiro de 2014, buscou identificar o perfil do varejista de joias, a partir dos empresários do setor que visitarem o evento.

A pesquisa oferece um panorama do ambiente concorrencial para o empreendedor que está planejando investir no segmento. O levantamento contou com a participação de empresas que representaram 23 das 27 unidades da federação brasileira, cujas entrevistas abordaram vários aspectos do negócio.

Uma das questões identificou as ferramentas digitais mais usadas na comunicação com o mercado:

  • Email (70%)
  • Facebook (65%)
  • Site (58%)
  • Instagram (55%)
  • Whatsaap (25%)
  • SMS (12%)
  • Vitrine Virtual (4%)

O uso do email foi o item que recebeu o maior número de respostas. Uma realidade que acomete não só o setor joalheiro, mas todos os segmentos de negócios, conforme revela o estudo mais recente do Comitê Gestor da Internet no Brasil. Saiba mais sobre o estudo em Empresas revelam suas principais atividades na internet.

Redes Sociais, como Facebook, Instagram e Whatsaap estão fortemente presentes nos relacionamentos desse segmento com seu mercado e cada uma delas está servindo a finalidades diferenciadas.

Além da pesquisa realizada na 58ª edição da Feninjer, realizada em fevereiro, uma série de entrevistas qualitativas aplicadas junto aos empresários participantes da edição seguinte (59ª), em novembro, confirmou que as redes sociais seguem firme na comunicação entre o varejo e seus consumidores.

Nessas entrevistas foi possível verificar que o enquanto o Facebook e o Instagram têm a principal finalidade de divulgação, o Whatsaap os complementa fundamentalmente por ser visto como o canal mais forte para a concretização dos negócios.

As mídias mais usadas no varejo de joias brasileiro, na realidade, não são muito diferentes do contexto de outros segmentos econômicos. Entretanto, o varejo joalheiro, como qualquer outra atividade comercial, além de ter que zelar por uma conexão significativamente positiva junto ao seu público, ainda tem particularidades muito específicas de requisitos de segurança – o que pode tornar o seu planejamento de marketing um pouco mais complexo que muitos outros.

Saiba mais sobre marketing digital, acessando aqui.

Leia também FENINJER: destaques da feira de joias, relógios e afins

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