CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Microcrédito se mostra relevante em enquete

Microcrédito se mostra relevante em enquete

Entre os dias 27 de abril e 08 de maio passado realizamos enquete no “Pequenos Negócios & Finanças” , buscando saber a opinião de nossos leitores sobre a importância do microcrédito no contexto do acesso a financiamento a empreendedores formais e informais.

O resultado foi interessante e corrobora em muito com o que acredito ser importante para o segmento de microfinanças e as operações de microcrédito junto a pequenos negócios, tanto em função do momento econômico que passamos, quanto sua relevância e características.

Pois vejamos os resultados:

A maioria dos que opinaram (58%) acreditam que as operações de microcrédito são relevantes e ajudam na evolução dos pequenos negócios.

Vale lembrar que a grande maioria dos pequenos negócios atendidos por Instituições de Microfinanças (IMF) brasileiras são informais e dedicadas ao comércio varejista tradicional, com grande influência na composição do tecido social e baixa renda.

Outros 38% acreditam que o microcrédito tem importância satisfatória porque atende empreendedores de baixa renda, fazendo com que tais pequenos negócios tenham participação ativa nas economias locais.

Já, 4% dos participantes – para não dizer que a unanimidade seja normal, acredita que o microcrédito é irrelevante, mas melhor não comentar…

Assim, 96% dos participantes acreditam que o microcrédito tem desempenho satisfatório e relevante para a economia dos pequenos negócios, o que nos faz crer que o segmento de microfinanças tem desempenhado seu papel junto ao seu público alvo, no mínimo sob o ponto de vista de nossos qualificados participantes – o que acredito que seja bastante razoável.

De forma muito positiva, esta enquete – a primeira de nosso blog, abre perspectiva bastante interessante em relação à opinião de nossos leitores, pois o SEBRAE tem especial interesse em apoiar o segmento de Microfinanças e a confirmação de algumas de nossas opiniões – via sinalização do mercado (nossos leitores) nos dá a certeza de que instrumentos alternativos de acesso ao crédito encontram no mercado de baixa renda a possibilidade da oferta adequada, mesmo numa velocidade lenta.

Para finalizar, o convido a participar de nossas próximas enquetes, ao tempo em que agradeço a contribuição daqueles que contribuiram nesta pesquisa simplificada, que me ajudou muito na produção deste “post”.

Aguardamos novas opiniões! Até a próxima.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga