CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Microcrédito contribui com a erradicação da miséria

Microcrédito contribui com a erradicação da miséria

Especialistas em serviços financeiros discutem melhorias para as formas de concessão de crédito para camadas pobres

Por Paulo Alvim*

Presidenta da República, Dilma Roussef,
lança programa de combate à miséria
(Foto: Roberto Stuckert Filho)

Hoje (2), o Governo Federal lança o Plano Brasil sem Miséria no esforço de incluir até 2014 cerca de dezesseis milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social. Entre as principais metas, o projeto quer elevar a renda familiar per capita das famílias que vivem com até R$ 70 por mês; e ampliar o acesso aos serviços públicos, às ações de cidadania e às oportunidades geradas por políticas e projetos públicos.

Neste sentido, destaco o esforço de incluir financeiramente parcela destes brasileiros vivendo em situação de pobreza por meio de mecanismos de microfinanças produtivos e orientados, que se somam aos instrumentos financeiros e não financeiros de transformação social via geração de trabalho e renda.

Também hoje, em São Paulo, está ocorrendo o I Workshop de Gestão de Risco em Microfinanças, promovido pela ABDE e Caixa. Além de represtantes das entidades organizadoras, especialistas do Banco Central, Ministério do Trabalho, Fundação Getúlio Vargas, BNDES, BNB, BADESC, BANDES,  DesenBahia e Sistema Sebrae estão discutindo formas de melhorar a operacionalização do microcrédito no País, o que muito contribuiria para a inclusão financeira produtiva e para o desenvolvimento e crescimento sustentável e mais equânime. O microcrédito definitivamente contribui com a erradicação da pobreza e promoção da igualdade social.

*É gerente da Unidade de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae Nacional.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae