CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

MG: Cresce número de MEI sem conta bancária

LogoMEIO número de microempreendedores individuais que não possui conta bancária aumentou nos dois últimos anos em Minas Gerais. O índice, que era de 13% em 2011, subiu para 17% em 2013. Essa é uma das constatações de pesquisa realizada pelo Sebrae/MG com 411 microempreendedores individuais do estado entre agosto e setembro de 2013.

É importante ressaltar que Minas Gerais possui mais de 250 mil microempreendedores individuais, respondendo por mais de 10% dos MEI de todo o Brasil.

O levantamento também constatou que 66% dos microempreendedores que possuem conta bancária não conhecem o valor da tarifa e que 79% não conhece linhas de crédito específicas para pessoa jurídica.

Entre os que não possuem conta bancária, a principal justificativa é a de que o serviço não é necessário. No entanto, entre os que estabelecem um relacionamento bancário, a instituição financeira que mais atende esse público é a Caixa, banco de 43% dos microempreendedores individuais consultados pela pesquisa.

Outro dado relevante indica que, entre 2011 e 2013, aumentou o percentual de MEI que utiliza o cartão de crédito empresarial. O número saltou de 12% para 21%. Ainda no que se refere a crédito, a pesquisa constatou que aumentou significativamente a parcela de microempreendedores que não deseja utilizar cheque especial, tanto na pessoa física quanto na jurídica.

A pesquisa também apurou aspectos como o relacionamento do MEI com o internet banking, com empréstimos bancários, pagamento via celular, entre outros.

Para acessar a íntegra do documento (em PDF), clique aqui.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosNovo na comunidade