CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Métodos de preparo do café

Métodos de preparo do café

As formas de preparo apresentadas servem tanto para utilização em cafeterias, por profissionais, quanto para apreciadores, em suas residências ou afins.

 

Os diversos métodos estão apresentados de forma sintética e de fácil compreensão.

O que precisamos saber antes de escolher o método de preparo?

 

1- A escolha dos grãos

Deve-se levar em conta: a origem (região produtora, espécie, variedade, processo produtivo, certificações e benefício), a torra (ponto de torra médio), o perfil sensorial (características de aroma e sabor) e a embalagem (opacas, valvuladas, bem lacradas e de preferência em pequenas porções).

2- Escaldar os filtros e utensílios

Passar água quente nos filtros e utensílios antes de preparar o café, além de aquecer os recipientes de preparo, previne a contaminação da bebida com aromas e sabores provenientes de resíduos que podem estar presentes nos filtros. Escaldar as xícaras pode ajudar na manutenção da temperatura da bebida.

O primeiro momento da extração é chamado de pré-infusão, quando se coloca uma pequena quantidade de água por alguns segundos, umedecendo o pó de café. Este processo acomoda as partículas do pó permitindo a volatilização dos aromas, diminuindo a presença de bolhas e preparando a “cama de pó” para receber a água do preparo.

3- Infusão e extração

A infusão é o período de contato entre o pó de café e a água. Enquanto houver contato entre a água e o pó, estará ocorrendo extração de sólidos solúveis.

A extração ocorre enquanto houver percolação da água através do pó. Durante este processo a parte solúvel do café é arrastada pela água.

4- V60 HARIO

O suporte gotejador V60 da Hario apresenta algumas modificações de design simples, como formato cônico e ranhuras ao longo da parede do suporte. Proporciona uma bebida limpa e de sabor equilibrado.

Utensílios: V60 suporte gotejador + filtro V60 + jarra para coletar bebida + chaleira elétrica / fonte de calor / torre de água quente + moedor definido para uma moagem média / fina (areia) + chaleira de bico + balança digital + cronômetro.

5- Chemex

A Chemex tem um design moderno, sendo suporte e jarra ao mesmo tempo. Seu filtro tem espessura mais grossa e parede tripla, o que amplifica a doçura e diminui o amargor, proporcionando uma bebida suave.

Utensílios: Varra Chemex + filtros de papel Chemex + chaleira elétrica / fonte de calor / torre de água quente + moedor definido para moagem média / grossa (trigo para quibe) + chaleira de bico + balança digital + cronômetro.

6- Prensa Francesa

A Prensa Francesa permite que você experimente a bebida através de uma ampla gama de temperaturas e, quando bem preparada, resulta em uma bebida doce e agradável. É normal um pouco de resíduo de pó na xícara.

Utensílios: Prensa Francesa com cilindro e êmbolo completo + mexedor + chaleira elétrica / fonte de calor / torre de água quente + moedor definido para moagem grossa (sal grosso) + chaleira de bico + balança digital + cronômetro.

7- Sifão (Globinho, Siphon)

Sifão é um dos equipamentos mais charmosos e complexos para preparo de café. Acompanha o paladar de muitos amantes há muitos anos. Utiliza vácuo e pressão para obtenção de um café equilibrado e quente. Propõe muito charme à mesa.

Utensílios: Sifão (globo inferior, globo superior, filtro com mola e cordão) + fonte de calor (queimador a gás, álcool, resistência) + balança digital + moedor definido para moagem média (açúcar cristal) + mexedor + chaleira de água.

8- Aeropress

Este método lembra o funcionamento de uma seringa. Utilizando-o como indicado, apresentará uma bebida com menos amargor e acidez, com coloração mais turva devido à extração de óleos. O sabor do café pode lembrar um expresso, pois também é extraído sob pressão.

Utensílios: Aeropress (cilindro, êmbolo, tampa, filtro, mexedor, suporte, funil) + pitcher 20 oz / 591 ml ou jarra resistente + chaleira elétrica / fonte de calor / torre de água quente + moedor definido para uma moagem média (açúcar cristal) + chaleira de bico + balança digital + cronômetro.

9- Café turco

O café turco é muito tradicional e envolve vários rituais em algumas partes do mundo. É uma das poucas bebidas que não separa o pó de café da bebida. Existe em alguns lugares a tradição da leitura da borra que sobra no fundo da xícara. Seu sabor é intenso e pode variar de acordo com o café utilizado, pois alguns lugares do mundo não utilizam café 100% arábica e também permitem utilizar açúcar e especiarias para o preparo.

Utensílios: Ibrik / cezve (caçarola de cobre com formato específico + mexedor + fonte de calor regulável + xícaras de porcelana.

10- Clever

A Clever utiliza o formato de filtro comum e está entre os métodos de infusão. Em sua extremidade possui uma válvula de fluxo que só permite a passagem da bebida quando apoiada sobre o recipiente. A bebida preparada neste método é bem suave, tem aparência de chá, mas sua complexidade pode surpreender.

Utensílios: Clever coffee dripper (gotejador inteligente) + apoio Clever + filtro de papel comum + mexedor + chaleira elétrica / fonte de calor / torre de água quente + moedor definido para moagem fina / média (farinha de rosca) + chaleira de bico + balança digital + cronômetro.

11- Coador de pano

O tradicional coador de pano pode ser utilizado com proporções variáveis. O mais importante para obtenção de uma xícara limpa (sem gosto residual) é que seja feita uma higienização rigorosa, sem adição de sabão. O coador deve ser escaldado com água fervente antes do uso. O pano permite a passagem de alguns sólidos, por isso é comum no fundo da xícara um pouquinho de pó de café.

Utensílios: Coador de pano (com suporte) + xícara / bule / jarra para coletar bebida + chaleira elétrica / fonte de calor / torre de água quente + moedor definido para uma moagem média / fina (areia) + chaleira de bico + balança digital + cronômetro.

12- Torre de café a frio

Foi criado no Japão com design alquimista. Tem sistema de gotejamento no qual a água passa pelo café lentamente, proporcionando uma bebida de sabor intenso, porém com menos teor de cafeína e acidez e licorosa e encorpada. O café extraído é muito concentrado e tem validade prolongada.

Utensílios: Conjunto Moica completo + moedor definido para uma moagem fina (areia fina) + balança digital + cronômetro.

13- KONODRIP

O suporte gotejador Kono Drip é popular no Japão. As ranhuras internas do suporte combinadas com um filtro mais grosso e fluxo de água em gotejamento proporcionam uma bebida bastante concentrada, permitindo diluir com água até a concentração desejada. Para escolher a diluição ideal para seu paladar é necessário provar em três etapas: a primeira é somente o extrato, a segunda é com 1/3 de água quente e, por último, com 2/3 de água quente.

Utensílios: Suporte gotejador + filtro Kono + jarra graduada para coletar bebida + chaleira elétrica / fonte de calor / torre de água quente + moedor definido para uma moagem média (trigo) + chaleira de bico + balança digital + cronômetro.

14- SOFTBREW

Softbrew é uma jarra de porcelana, de origem inglesa, com um filtro cilíndrico metálico perfurado com nanofuros, onde ficam o café e a água em infusão. Assim como a Prensa Francesa, pode ter algum resíduo. Também pode ser usado para preparar o café a frio.

Utensílios: Jarra softbrew com filtro + mexedor + chaleira elétrica / fonte de calor / torre de água quente + moedor definido para moagem grossa (sal grosso) + chaleira de bico + balança digital + cronômetro.

15- TODDY (Cold Brew)

É um método prático para preparo de grandes quantidades de café frio, ideal para drinques gelados e pratos com café. O resultado é uma bebida com baixa acidez, pouco amargor e suave.

Utensílios: Conjunto Toddy (jarra de vidro, balde com rolha e filtro) + colher grande + moedor definido para moagem grossa (sal grosso) + balança digital + jarra para água + plástico filme.

 

Para mais informações, acesse: https://bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/03301c3b367db341c279a0341afce744/$File/19280.pdf

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Thamiris Da Silva AlvesSebrae

Universitária em Publicidade e Propaganda, colaboradora do Sebrae Nacional.

Me siga