As características dos consumidores em todo mundo estão mudando. A indústria lança a cada estação novas coleções de bolsas, malas, mochilas e produtos do gênero, criando no consumidor o desejo por novidades. O aumento do poder de compra do consumidor nos últimos anos possibilita que ele sacie seu desejo por novidades fazendo com que opte por descartar e não por consertar os objetos antigos. Além disso, a produção em grandes volumes, possibilitou a redução do valor dos produtos que eram feitos artesanalmente. Todos esses fatores colaboram para redução da demanda por consertos no mercado de couro e calçadista.
O mercado de Empresa de Conserto, Manutenção e Higienização de Malas é um mercado que segue a tendência de retração. As melhores oportunidades de negócio estão ligadas a fornecimento de serviços para grandes empresas, como os fabricantes de malas e consertos para companhias aéreas. Este é um mercado com pouca concorrência e também com pouca demanda.
Ameaças e oportunidades
As oportunidades de negócios são definidas pelas possibilidades de bons resultados que o empreendedor vislumbra ao implantar um novo empreendimento. O conhecimento real das possibilidades de sucesso somente será possível através de pesquisa de mercado. Uma pesquisa não precisa ser sofisticada, dispendiosa – em termos financeiros – ou complexa. Ela pode ser elaborada de forma simplificada e aplicada pelo próprio empresário, para estudar a concorrência já instalada, os preços praticados e características gerais do público que pretende atingir. O risco de abrir as portas sem conhecimento do ambiente local é muito grande.
Oportunidades:
– Fornecer serviço de assistência técnica para fábricas de malas;
– Fornecer serviços de reparação de malas para companhias aéreas;
– Fornecer serviço de personalização de malas usadas.
As ameaças são representadas por todas as possibilidades de insucesso que o futuro empresário pode identificar para o novo negócio. Uma pesquisa realizada com empreendedores deste setor identificou as ameaças abaixo listadas como sendo as mais significativas:
Ameaças:
– Dificuldade de encontrar mão de obra especializada;
– Retração do mercado de pequenos consertos.
Investimento:
Considerando uma Empresa de Conserto, Manutenção e Higienização de Malas instalada numa área de 90m², é necessário um investimento inicial estimado em R$ 43.200,00 (quarenta e três mil e duzentos reais), a ser alocado majoritariamente nos seguintes itens:
Reforma do local: R$ 3.000,00;
Móveis e materiais de escritório: R$ 5.000,00;
Equipamentos e Máquinas: R$ 25.000,00;
Matéria – prima inicial: R$ 3.000,00
Capital de giro: R$ 7.200,00
Este orçamento é apenas uma estimativa e pode apresentar diferenças devidos a diversos fatores, como por exemplo, localização geográfica, entre outros. Vale ressaltar a importância de um Pano de Negócios com esses levantamentos adequados a região e realidade do empreendedor.
Obtenha mais informações acessando o estudo no Portal do Sebrae.
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