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Melhore a visibilidade do seu site na rede

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SEO e otimização para o Google

Você sabia que mais de 100 bilhões de buscas são feitas todos os meses na web, no mundo? Esses dados são do Search Engine Journal, um portal dedicado a pesquisas sobre maketing. Esse é um recurso usado por 82,6% dos internautas segundo a mesma fonte. Garantir visibilidade para esse público, portanto, é uma ótima vitrine para vender produtos e serviços. “Quase todas as compras que as pessoas fazem pela internet hoje em dia passam antes pela página de buscas”, afirma o consultor de marketing do Sebrae-SP, Marcelo Sinelli.

Tem mais chances de conquistar esse consumidor virtual quem aparece nas primeiras posições ou na página inicial dos resultados. Existem duas maneiras de figurar em destaque. Uma delas é a modalidade paga, o chamado “link patrocinado”, como o que é oferecido pelo Google. Funciona como uma recarga de celular. Você coloca um determinado valor – digamos, R$ 500 – e a cada clique em sua página de um internauta que foi levado até ela por esse buscador, diminui um tanto dos seus créditos até zerá-los. “O valor do clique varia de acordo com a palavra-chave, dependendo se ela é mais ou menos procurada”, explica o consultor. A segunda maneira é a chamada “busca orgânica”. Nesse caso, você não precisa pagar nada para os buscadores, basta preparar o seu site para “atrair” a atenção deles.

Para entender o processo, é necessário saber como funcionam os serviços de busca. Eles operam com robôs que navegam pela rede seguindo links e indexando as páginas em uma base de dados. Quando o usuário digita a palavra-chave para o que procura, o sistema verifica nesse acervo quais são as mais relevantes para o tema e apresenta os resultados da consulta. As páginas com maior índice de relevância ficam nas primeiras posições. Portanto, para aparecer bem nesse ranking, deve-se trabalhar a página para que ela se mostre altamente relevante para esses robôs.

Existe um método para isso: a Search Engine Optimization, ou simplesmente SEO. O processo consiste em uma série de técnicas de construção do site, que contempla desde uma URL (endereço do site) amigável à incorporação nos textos de palavras-chaves que figurem entre as mais buscadas [veja quadro “Para se Destacar na Web”]. Suponha que você tenha uma loja virtual de sapatos femininos e em seu site essas duas palavras apareçam apenas uma vez. “Quando alguém buscar ‘sapato feminino’, provavelmente você aparecerá na página 200 dos resultados”, explica Sinelli. “Com um bom trabalho de SEO, poderá chegar até a primeira”, garante. Como envolve conhecimentos técnicos específicos, Sinelli aconselha contratar uma empresa especializada em otimização. Mas, fique atento: se ela prometer colocar o seu site na primeira página do Google em um semana, desconfie. Ela pode usar técnicas consideradas como ‘magia negra’ para acelerar o processo, correndo o risco de o Google descobrir e penalizar o seu site. “Normalmente, os resultados da otimização levam alguns meses para aparecer”, revela o consultor.

Foi o que percebeu o sócio da Qualywork, especializada em segurança do trabalho, o médico Marcelo Valeioro Garcia. Ele contratou a reformulação do portal da empresa incorporando as técnicas de SEO há um ano. “Depois disso, percebemos que aumentou a qualidade das pessoas que entram em nosso site: são aquelas que realmente estão interessadas em nossos serviços”, diz Garcia. Os resultados já começam a aparecer: o médico estima um crescimento de 30% das oportunidades de negócios geradas a partir da página da empresa na internet.

Confira mais matérias como essa na seção de “Marketing” aqui no Sebrae Mercados.

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Sobre Lucio PiresBoas respostas

Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios e conteúdos digitais, especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA), Advogado especialista em Direito Empresarial, Matemático com especialização em Finanças.

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