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Melhora no visual da loja amplia vendas em até 40%

Melhora no visual da loja amplia vendas em até 40%

Pesquisa do Sebrae-SP aponta o que pode ajudar ou atrapalhar a atração de consumidores
Foto: Werther Santana/AE
Conquistar clientes fica bem mais fácil quando se tem uma loja atraente,
bonita, confortável e bem organizada.  A simples melhoria no aspecto
visual de um estabelecimento pode ampliar as vendas de 12% até 40%,
aponta pesquisa realizada pelo Sebrae-SP.  De acordo com o levantamento,
a percepção visual é o alicerce de qualquer esforço para atrair
clientes.  Consequentemente, todo negócio que busca se diferenciar da
concorrência deve começar cuidando para que esse primeiro impacto seja
eficaz.  
“É comum encontrarmos estabelecimentos com fachadas muito velhas, sem
pintura adequada, com árvores ou outros obstáculos impedindo a visão do
consumidor e até sem nenhuma informação clara do que seja o ramo de
atividade da empresa”, diz Gustavo Carrer, consultor do Sebrae-SP. “É
importante que o empreendedor saiba que se trata de um item fundamental e
que a escolha de cores, luminosos e letreiros merecem atenção especial,
pois transmitem muitos significados e podem ajudar ou atrapalhar a
atração de consumidores”, completa.

No que se refere às vitrines, o cuidado também deve ser
constante, já que se trata do elemento mais importante para atração de
consumidores. “Ela deve expor a melhor amostra dos produtos que serão
encontrados no interior da loja e precisa chamar a atenção em poucos
segundos”, alerta o consultor. A iluminação deve destacar as
mercadorias, decorar os espaços especiais e também acompanhar o estilo e
a personalidade da loja.“Ela pode destacar partes atrativas do
estabelecimento e disfarçar partes visualmente desagradáveis que ainda
não podem ser mudadas”, completa Carrer.

São importantes ainda itens como acessibilidade e climatização
da loja, cuidados com provadores e banheiros. “Tudo isso conta para
atrair consumidores e manter os clientes satisfeitos”, afirma o
consultor.

Confira algumas dicas de como melhorar a sua loja e as vendas.

Fachada –  Ela é uma ferramenta de comunicação
com seu cliente e, por isso, deve passar a informação sobre o tipo e
estilo da loja. Procure explorar todas as oportunidades de comunicação
visual da fachada, mas evite excessos.

Vitrine –  Ela deve indicar ao cliente qual a
variedade de produtos comercializados. Para manter-se atraente, a
vitrine deve ser renovada frequentemente.

Iluminação –  Este item exerce forte influência
no comportamento de compra dos consumidores. Portanto, o sistema de
iluminação ideal deve proporcionar conforto
visual, evitando distorção nas cores e valorizando o ambiente e os produtos expostos.

Provadores – Um bom provador contém: espelho
amplo e de boa qualidade, banco ou cadeira, cabideiros ou ganchos e
perfeita iluminação. É importante dar atenção redobrada à iluminação e
climatização do ambiente: como decisões importantes ocorrem neste local,
nada deve interferir.

Acessibilidade – Tenha entradas amplas e rampas
de acesso à loja. Mas atenção com a inclinação e a altura dos degraus,
para que não se transformem em armadilhas para os consumidores. Simule o
acesso à loja, desde a calçada até a finalização da venda no caixa,
passando pelos provadores. Se houver mais de um piso, avalie a
necessidade de criar acesso especial.

Fonte: Estado PME
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