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Meios eletrônicos de pagamento: opções viáveis e seguras

Pagamento digital é todo pagamento feito pela Internet, por meio de uma transação bancária ou por cartões de crédito, dando ao cliente a comodidade de pagar pelo pedido independentemente de onde estiver e ao empresário, a segurança do recebimento. Ao criar uma loja virtual, é preciso instalar um sistema de pagamento digital. Para tanto, a empresa tem três opções para implantá-lo: contratar um desenvolvedor, um serviço de gateway de pagamentos ou um serviço de soluções de pagamento online, que é a mais recomendada para a micro e pequena empresa.

Instalado o sistema eletrônico de pagamento, o consumidor já pode comprar – e pagar – pelo produto ou serviço escolhido. O pagamento pode se dar de diferentes formas: por boleto bancário, transferência bancária ou cartão de crédito.

Os meios de pagamento digitais podem ser feitos por meio de um computador, em uma loja virtual, em uma plataforma de pagamento digital (possível para transações entre pessoas físicas também) ou por meio de uma plataforma de moedas virtuais – muito comuns em jogos online e em moedas sociais. Há, ainda, a opção dos aparelhos mobile, que, além de aceitarem os mesmos tipos de pagamentos digitais dos computadores, podem vir a funcionar como uma carteira digital (e-wallet).

É comprovado que as transações digitais são seguras, pois todas as informações trocadas entre consumidor e loja, desde que por meio de uma plataforma digital ou com a instalação de softwares de criptografia no website, são protegidas. Porém, é recomendado que o computador em que seja realizada essa transação seja seguro, ou seja, possua um antivírus atualizado e que não tenha sido utilizado para acessar e-mails e websites não confiáveis. Também é preciso ter cuidado com a segurança física das senhas, não as enviando por e-mail nem divulgando-as a pessoas não autorizadas.

Com o avanço da tecnologia, não é temerário dizer que as transações digitais são mais confiáveis e seguras do que as físicas, aquelas que envolvem cartões de crédito em plástico ou cheques. É mais fácil e rápido corrigir uma falha ou fraude ocorrida em um sistema digital (sites, softwares) do que nos aparelhos físicos (cartões, aparelhos de recepção).

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