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Marketing para pequenas empresas: 3 dicas para começar

Marketing para pequenas empresas: 3 dicas para começar

Primeiro, é importante entender para que serve o marketing e qual sua importância nas empresas, lojas e comércio.

O marketing serve para trabalhar a venda de um determinado produto, além de explorar, criar e entregar valores e resultados aos seus consumidores para satisfazer as necessidades do mercado e de seu cliente.

Existem vários tipos de Marketing:

  1. Marketing Offline;
  2. Outbound Marketing;
  3. Inbound Marketing;
  4. Marketing de Conteúdo;
  5. Marketing de Performance;
  6. E-mail Marketing;
  7. Marketing de Redes Sociais.

Posso investir no Marketing mesmo com uma micro empresa?

Não só pode como deve, acompanhe o seguinte exemplo: se você tem uma imobiliária pequena de bairro em sua cidade e precisa anunciar salas de reunião para locação, uma ótima opção seria usar o Marketing de performance em plataformas digitais.

Após a busca pelo tema, o cliente terá anúncios e notificações em seu dispositivo sobre ele dentro de outras plataformas digitais, lá estará sua imobiliária, divulgando suas salas de reuniões e promovendo seu produto, isso se chama Marketing de performance. 

Qual a forma mais fácil de utilizar esses tipos de marketing?

Vamos usar o exemplo de uma agência de paisagismo com especialização em poda, ela tem uma micro Empresa de poda de árvores paralela e precisa melhorar na venda desse serviço, uma forma fácil e barata de divulgação seria através das Redes sociais (facebook, instagram, twitter e whatsapp commerce)

Assim, no post feito pela empresa, é possível colocar e expressar os benefícios ao contratar seu produto, promover descontos e fazer contato direto com seu público de forma mais rápida e assertiva, porém é necessário criar um gerenciamento de planejamento de marketing social.

Existem várias formas de atuação no marketing social, é válido procurar por um especialista e um profissional da área que possa lhe ajudar e instruir na melhor forma de visibilidade e acesso.

Como identificar a necessidade do cliente?

Um bom micro empreendedor, identifica o real problema instalado na dificuldade de venda de um determinado produto, estuda seu público alvo e avança no marketing correspondente a característica dele.

Vamos dar um exemplo: Você, microempreendedor tem uma pequena Empresa de moldes plásticos física em São Paulo, porém nos últimos meses a venda caiu um pouco.

Sua loja fica afastada do centro da cidade, ou seja, possui pouco acesso, tem muito gasto com aluguel e só existe uma rede social de divulgação.

Neste caso, o empreendedor identificou seu  problema e agora busca uma solução.

Por ser uma empresa com um tipo de produto específico, o público alvo geralmente são pessoas mais velhas entre 30 a 50 anos de classe média alta.

Sendo assim, por que não investir no Outbound Marketing (publicidade)

A publicidade seria uma forma mais dinâmica de vender o produto ao seu cliente e adquirir ele mediante o poder do convencimento.

Existe Marketing com mão de obra barata?

Sim, porém deve ser aplicado de forma assertiva de forma que tenha relação com a localidade do seu estabelecimento (geografia), estrutura, engajamento e acesso.

Exemplo: Vamos supor que o Sr. José, aposentado, com 74 anos tenha um restaurante de esquina pequeno no centro de São Paulo. 

Ele tem pouca visibilidade, portanto tem pouca freguesia, foi identificado por ele a necessidade de melhorar suas visitas.

Porém, Sr. José não tem entendimento com tecnologia e precisa economizar dinheiro,  um recurso bacana por se tratar de um ambiente no centro da cidade, seria usar pontos estratégicos para a entrega de panfleto de restaurante.

Entende-se que o Marketing é um conjunto de táticas de mercado que auxiliam no crescimento da empresa. 

O marketing tem como objetivo descobrir quem é o seu cliente, conhecer melhor o seu público-alvo e criar estratégias a fim de chamar sua atenção e conquistá-lo.

Portanto, o recurso de entrega de panfletos é super válido, principalmente na divulgação de campanhas políticas, lojas, restaurantes, óticas, farmácia, mercados, entre outros.

Siga todas as dicas e obtenha mais sucesso!

Sempre procure analisar a causa raiz do problema, implantar um bom tipo de marketing, exercer atividades que obtenha resultado:

  • Identificar o problema;
  • Identificar o melhor tipo de marketing;
  • Trabalhar melhorias e investir na divulgação do produto.

Por fim, mediante a todo o conteúdo lido acima, você como dono de empresa pequena, não tenha medo de investir no marketing.

Ele é fundamental para o crescimento e engajamento do seu produto e serve de auxílio para melhorias e conclusão de metas.

 

Conteúdo produzido pela empresa Business Connection

 

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